Ligas Acadêmicas e promoção à saúde da mulher

avanços baseados em pesquisa, ensino e extensão

Authors

  • Brenda Freitas Pontes Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil
  • Belisa Maria Santos da Silva Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil
  • Beatriz Garcia de Souza Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil
  • Sthefany Suzana Dantas da Silveira Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil
  • Mariana Tavares da Silva Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil
  • Jane Baptista Quitete Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.29327/2108807.1.2-5

Keywords:

Formação profissional, Saúde da mulher, Educação para a saúde, Liga Acadêmica, Tecnologia digital

Abstract

As Ligas Acadêmicas são importantes ferramentas de ensino, pesquisa e extensão dentro da graduação, e possibilitam o aprimoramento da autonomia discente. Durante a pandemia da Covid-19, o número de ligas cresceu, sendo necessário adaptação aos novos modelos de promoção da saúde. Assim, a tecnologia digital se mostrou uma ferramenta de trabalho importante e valiosa. Neste quesito, as mídias digitais fomentaram a divulgação de material informativo a partir do segundo semestre de 2020. A criação de uma página em uma plataforma digital (Instagram) e canal no YouTube sobre a saúde da mulher evidenciando suas nuances e recortes (raça/classe/sexualidade) além de estimular o empoderamento feminino também democratizou o acesso à informação de qualidade. Publicado de forma regular, por meio de posts, vídeos (IGTV e Reels), stories, enquetes (caixa de perguntas) e canal de comunicação direta (direct), a organização de eventos científicos como curso de atualização e congresso nacional, possibilitou desmistificar a saúde da mulher. Desse modo, a busca por novas formas de aprendizagem por meio de didáticas inovadoras construídas em conjunto se apresenta como um valioso meio de trabalho, possibilitando construir uma rede que contempla ensino e extensão, contribuindo tanto para o meio acadêmico quanto para a sociedade.

Author Biographies

Brenda Freitas Pontes, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil

Acadêmica em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil.

Belisa Maria Santos da Silva, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil.

Beatriz Garcia de Souza, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil.

Sthefany Suzana Dantas da Silveira, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil.

Mariana Tavares da Silva, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil.

Jane Baptista Quitete, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil

Doutora em Saúde e Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

References

BRITO, HR. et al. Extensão universitária e ensino em saúde: impactos na formação discente e na comunidade / University extension and health education: impacts on student education and on the community. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 29895–29918, 2021.

Disponível em: https://brazilianjournals.com/ojs/index.php/BRJD/article/view/26939. Acesso em: 25 sep. 2022.

CARVALHO, RC. et al. Contribuição das ligas acadêmicas para formação em enfermagem. Enfermagem em Foco. V. 10. N. 6, p. 137-142. 2019. Disponível em: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/2802. Acesso em: 5 fev. 2022.

CAVALCANTE, ASP et al. As Ligas Acadêmicas na Área da Saúde: Lacunas do Conhecimento na Produção Científica Brasileira. Revista Brasileira de Educação Médica [online]. 2018, v. 42, n. 1 [Acessado 20 Março 2022] , pp. 199-206. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1981-52712018v42n1RB20170081>. ISSN 1981-5271. https://doi.org/10.1590/198152712018v42n1RB20170081.

NEWMAN CJ. Conferências científicas pós-COVID-19: virtual se torna a nova realidade. Dev Med Child Neurol. 2021 May;63(5):493. doi: 10.1111/dmcn.14823.

PONTES BF, Quitete JB, Reis RF, Silva BMS, Silva MT, Silveira SSD, Carvalho RC. October rosa: care action in the public olicy scenario. Braz. J. of Develop., Curitiba, [internet] 2020 [cited 2021 jun 08]. (6)6: 34504-34518.DOI: https://dx.doi.org/10.34117/bjdv6n6-117

PONTES BF, Quiete JB, Oliveira DM, Goulart MCL, Regazzi ICR, Knupp VMAO. Repercussões físicas e psicológicas na vida de mulheres que sofreram violência obstétrica. São Paulo: Ver Recien. 2021; 11(35):443-450

QUITETE, JB. et al. O uso de mídias sociais como ações educativas na condução de um grupo de gestantes durante a pandemia de COVID-19. IN: Jose Henrique de Lacerda Furtado (Organizador). Integralidade e Saúde: experiências, desafios e possibilidades no contexto pandêmico brasileiro. Campo Grande: Editora Inovar, 2021. 153p. Disponível em: <https://www.editorainovar.com.br/_files/200000903-d65c1d65c3/LIVRO%20%20INTEGRALIDADE%20E%20SA%C3%9ADE.pdf>. Acesso em 02 jun. 2021.

SILVA, MF. MENDOZA, CCG. A importância do ensino, pesquisa e extensão na formação do aluno do Ensino Superior. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 06, Vol. 08, pp. 119-133. Junho de 2020. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/pesquisa-eextensao, Acesso em: 5 fev. 2022.

Published

2022-11-01

How to Cite

PONTES, B. F. .; SILVA, B. M. S. DA .; SOUZA, B. G. DE .; SILVEIRA, S. S. D. DA .; SILVA, M. T. DA; QUITETE, J. B. . Ligas Acadêmicas e promoção à saúde da mulher: avanços baseados em pesquisa, ensino e extensão. UFF & Sociedade, v. 1, n. 2, p. 51-58, 1 Nov. 2022.

Issue

Section

Relatos de experiência livres