Experiências de formação humana nas oficinas integradas EJA-UFF

Authors

  • Bruno Vale Nobre Batista Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil
  • Yasmin Melo Santos Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil
  • Alessandra Daflon dos Santos Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil
  • Bruno Ferreira Teixeira Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil
  • Christiane Sheyla Magalhães de Mattos Secretaria Municipal de Educação de Rio das Ostras – Rio das Ostras, RJ, Brasil
  • Abigail Rodrigues dos Santos Nepomuceno Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil
  • Aline Soares Teixeira Santos Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil
  • Emily da Conceição de Santana Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil
  • Iasmim Oliveira dos Anjos Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil
  • Paloma Vasconcelos de Queiroz Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil
  • Sulla Rodolpho Pinto Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil

Keywords:

Educação, Educação de jovens e adultos, Extensão, Universidade

Abstract

No artigo que se apresenta, relata-se uma experiência de extensão fruto da parceria entre uma escola municipal e a Universidade Federal Fluminense - Campus Universitário de Rio das Ostras (UFF-CURO). O projeto tem como principal objetivo promover novas relações de ensino-aprendizagem através do trabalho com oficinas, afirmando o protagonismo dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Utilizando alguns conceitos para descrever as oficinas como metodologia e nos inspirando no pensador e educador Paulo Freire, pensamos a educação como um espaço aberto de saberes e práticas que se encontram promovendo a necessária compreensão do sujeito como agente das transformações no mundo que o cerca. Nesse sentido, o presente artigo tem por finalidade relatar um pouco a história desta parceria, iniciada em 2017.

Author Biographies

Bruno Vale Nobre Batista, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil

Graduando em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil.

Yasmin Melo Santos, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil

Graduando em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil.

Alessandra Daflon dos Santos, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil

Doutora em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Bruno Ferreira Teixeira, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Christiane Sheyla Magalhães de Mattos, Secretaria Municipal de Educação de Rio das Ostras – Rio das Ostras, RJ, Brasil

Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão em Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil.

Abigail Rodrigues dos Santos Nepomuceno, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil.

Aline Soares Teixeira Santos, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil.

Emily da Conceição de Santana, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil.

Iasmim Oliveira dos Anjos, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil.

Paloma Vasconcelos de Queiroz, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil.

Sulla Rodolpho Pinto, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil.

References

BAREMBLITT, G. Compêndio de análise institucional e outras correntes: teoria e prática. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1992.

BONDÍA, J. L. Notas sobre experiência e o saber de experiência. Em: Revista Brasileira de Educação, nº 19, jan/ fev/mar/abr, 2002, pp. 20 - 28. Disponível em http://www. scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf, acessado em 20 de outubro de 2019.

BORGES, E. e NICOL, A. Conversando sobre infecções sexualmente transmissíveis. Proposta de oficina apresentada ao PROJETO EJA-UFF, 2019.

CANDAU, V. M. Educação em Direitos Humanos: uma proposta de trabalho. Em: CANDAU,V. M., ZENAIDE, M. N. T. Oficinas Aprendendo e Ensinando Direitos Humanos, João Pessoa: Programa Nacional de Direitos Humanos; Secretaria da Segurança Pública do estado da Paraíba; Conselho Estadual da Defesa dos Direitos do Homem e do Cidadão. João Pessoa, PB, 1999.

CARVALHO, A. F. et al Palavras que circulam: análise da formação a partir das oficinas de gênero e sexualidade. Comunicação oral. Trabalho apresentado no V Congresso Brasileiro Psicologia Ciência e Profissão realizado de 14 a 18 de novembro de 2018.

DELEUZE, G. O que é um dispositivo? Disponível em http:// escolanomade.org/2016/02/24/deleuze-o-que-e-umdispositivo/ acessado em 16 de outubro de 2018.

FREIRE, P. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977

MATTOS, C. S. M. et al Quem são as (os) alunas (os) da EJA? Compartilhando saberes e práticas. Comunicação oral. Trabalho apresentado no V Congresso Brasileiro Psicologia Ciência e Profissão realizado de 14 a 18 de novembro de 2018.

MATTOS, C. S. M. Protagonismo na EJA: um estudo sobre a implantação de oficinas em uma escola municipal de Rio das Ostras. Projeto de Mestrado, 2016.

MATTOS, C. S. M. Tecendo linguagens. Proposta de oficina apresentada ao PROJETO EJA-UFF, 2019.

NOVAES, R. K. G. Quem são? Resultado de uma pesquisa sociocultural dos alunos matriculados na EJA de uma escola municipal em Rio das Ostras. Trabalho apresentado na VII Semana de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense. Rio das Ostras, 2018.

NUNES, A. e QUEIRÓS, P. Horta orgânica escolarcomunitária: pensando a economia sustentável e a sustentabilidade do ser. Proposta de oficina apresentada ao PROJETO EJA-UFF, 2019.

TEIXEIRA, B. F. et al Bate papo sobre políticas públicas. Proposta de oficina apresentada ao PROJETO EJA-UFF, 2019.

TOLEDO, L. M. Gênero, sexualidades e educação: Uma pesquisa ação sobre oficinas de gênero no programa de Educação de Jovens e Adultos na Escola Municipal Acerbal Pinto Malheiros no município de Rio das OstrasRJ. Trabalho de Conclusão de Curso. Curso de Graduação em Psicologia. Universidade Federal Fluminense – Campus Universitário de Rio das Ostras, 2017.

Published

2023-06-01

How to Cite

BATISTA, B. V. N. .; SANTOS, Y. M. .; SANTOS, A. D. DOS .; TEIXEIRA, B. F. .; MATTOS, C. S. M. DE .; NEPOMUCENO, A. R. DOS S. .; SANTOS, A. S. T. .; SANTANA, E. DA C. DE .; ANJOS, I. O. DOS .; QUEIROZ, P. V. DE .; PINTO, S. R. . Experiências de formação humana nas oficinas integradas EJA-UFF. UFF & Sociedade, v. 1, n. 3, p. 48-57, 1 Jun. 2023.

Issue

Section

Artigos livres