O que temos sonhado com o planeta Terra?
Palabras clave:
Sonho, Crise climática, Extensão, Escuta, Tragédia climáticaResumen
Ações de extensão podem contribuir com as discussões sobre os efeitos psíquicos das catástrofes advindas das mudanças climáticas. Os sonhos nos auxiliam na localização destes impactos na subjetividade quando os concebemos em sua função não só de realizar desejos para manter o sujeito em estado de sono, mas também como uma tentativa de elaboração das impressões sensíveis traumáticas advindas da vida de vigília. Por sua vez, a escuta e a partilha de sonhos em roda ou em espaços públicos têm sido utilizadas como modo de cuidado e acolhimento aos sujeitos estarrecidos diante das tragédias ambientais. O objetivo do trabalho é apresentar como foi criada a metodologia da ação extensionista intitulada “O que temos sonhado com o planeta Terra?”, vinculada aos projetos de extensão e estágio da Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista. Trata-se de uma intervenção em espaços abertos na qual pessoas ficam disponíveis para o encontro e posicionadas atrás de uma placa com os seguintes dizeres: Escuto sonhos sobre o meio ambiente, o planeta, a natureza, a crise climática, o bem viver, etc. Essa intervenção foi inspirada em duas obras da artista Ana Teixeira, cuja arte é marcada pela criação de situações que desafiam a rotina e estimulam o reconhecimento do “outro” como parte integrante de uma experiência compartilhada. Foram realizadas três experimentações e os dados produzidos se referiram a enchentes, alagamentos, tsunamis e ao sofrimento advindo da desigualdade socioeconômica brasileira. A palavra "água" está presente em vários sonhos como impressões do dualismo vida/morte: aquilo que nos constitui e também pode nos matar. Assim, o convite para sonhar o planeta Terra é uma forma de reencontrar a nossa vitalidade psíquica e, quiçá, angariar forças para resistir à destruição da natureza, criando propostas voltadas à sustentabilidade ambiental e climática.
Referencias
ACCIOLY, Dante et al. Tragédia no RS mostrou que Brasil precisa se preparar para mudanças no clima. Agência Senado, 28 jun. 2024. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/infomaterias/2024/06/tragedia-no-rs-mostrou-que-brasil-precisa-se-preparar-para-mudancas-no-clima. Acesso em: 12 fev. 2025.
ARTSOUL. Artsoul Comunicação Digital Ltda. Ana Teixeira. Artsoul [página na internet]. São Paulo: Artsoul Comunicação Digital Ltda., s.d. Disponível em: https://artsoul.com.br/artistas/ana-teixeira. Acesso em: 18 jun. 2025.
BERADT, Charlotte. Sonhos no Terceiro Reich: com o que sonhavam os alemães depois da ascensão de Hitler. São Paulo: Três Estrelas, 2017.
DUNKER, Christian et al. (Orgs.). Sonhos confinados: o que sonham os brasileiros em tempos de pandemia? Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2021.
FERENCZI, Sándor. Reflexões sobre o trauma. In: FERENCZI, Sándor. Obras Completas: Psicanálise IV (1934/2011). Tradução Álvaro Cabral. 2a. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1934/2011, p. 125 - 135.
GONDAR, Jô. Ferenczi e o sonho. Caderno de psicanálise, Rio de Janeiro, v. 35, n. 29, p. 27-39, dez. 2013. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-62952013000200002&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 12 fev. 2025.
IMBRIZI, Jaquelina Maria. Arte e sonho: abordagem psicanalítica nos modos de cuidar das juventudes. Projeto de Extensão Universitária. Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, aprovado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unifesp (PROEX) em jun. 2020, cadastrado com Código PROEX: 17774 em https://www.unifesp.br/reitoria/proec/siex-frame.
IMBRIZI, Jaquelina Maria. Produção Onírica e Arte: o que sonham juventudes em situação de vulnerabilidade social? Projeto de Pesquisa. Universidade Federal de São Paulo: Campus Baixada Santista, 2021. CAAE: 42341521.4.0000.5505.
KAËS, René. A Polifonia do Sonho. São Paulo: Ideias e Letras, 2004.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2020a.
KRENAK, Ailton. O amanhã não está à venda. São Paulo: Companhia das Letras, 2020b.
KRENAK, Ailton. Futuro Ancestral. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.
KRENAK, Ailton; RIBEIRO, Sidarta. Mesa 6: Sonhos para adiar o fim do mundo, com Ailton Krenak e Sidarta Ribeiro. Youtube: 24 maio 2020. 1 vídeo (1h 16 min 15s). Publicado pelo canal Companhia das Letras. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=95tOtpk4Bnw. Acesso em: 7 set. 2021.
LIMULJA, Hanna. O desejo dos outros: uma etnografia dos sonhos yanomami. São Paulo, SP: Ubu Editora, 2022.
MINAYO, Maria Cecília de Souza; COSTA, Antônio Pedro. Técnicas que fazem uso da palavra, do olhar e da empatia: Pesquisa qualitativa em ação. Portugal: Ludomedia, 2019.
SANTHIAGO, Ricardo. Quando a escuta acontece: diálogos urbanos na obra de Ana Teixeira. Ana Teixeira, 2021. Disponível em: https://www.anateixeira.com/textos/quando-a-escuta-acontece-dialogos-urbanos-na-obra-de-ana-teixeira/. Acesso em: 9 fev. 2025.
SANTOS, Antônio Bispo dos. A terra dá, a terra quer. São Paulo: Editora Ubu, 2023 (e-book).








