Experiência multidisciplinar no ensino da sustentabilidade

estratégias para a formação de multiplicadores

Autores/as

  • Carla Carvalho Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil
  • Kita Macario Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil

Palabras clave:

Educação para a sustentabilidade, Extensão universitária, Metodologias ativas

Resumen

A sustentabilidade ambiental e climática exige uma abordagem educacional inovadora e interdisciplinar para formar profissionais capazes de enfrentar desafios globais. Este trabalho apresenta um relato da experiência docente ao ministrar as disciplinas “Sustentabilidade e Educação Estratégica” e “Patrimônio Sustentável e Capacitação Multidisciplinar” do Minor em Desafios Globais da UFF para graduandos e pós-graduandos de diferentes áreas do conhecimento, incluindo ciências sociais, neurociência, arquitetura, economia, geografia, relações internacionais, física, entre outras. A proposta pedagógica adota uma metodologia ativa, baseada na articulação entre ensino, pesquisa e extensão, promovendo reflexões sobre temas como economia circular, mudanças climáticas, impactos do antropoceno e preservação do patrimônio cultural e natural. Além disso, discutiu-se a importância da capacitação de futuros multiplicadores, explorando desafios e soluções para a implementação de ações sustentáveis em contextos diversos. Durante o curso, os estudantes participaram de uma ação de extensão onde o foco foi seguir a metodologia aplicada em um artigo internacional publicado na revista Sustainability Science em 2022. A proposta foi apresentar e discutir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) com indivíduos da sociedade civil, tendo em vista apresentar os ODS para os entrevistados e obter suas percepções sobre a importância de cada uma delas, produzindo um ranking para discussão em sala de aula. Os resultados demonstram que a abordagem multidisciplinar favorece uma compreensão ampla e crítica da sustentabilidade, incentivando a formação de cidadãos engajados na construção de um futuro sustentável.

Biografía del autor/a

  • Carla Carvalho, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil

    Doutora em Física Nuclear pela UFF.

  • Kita Macario, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil

    Doutora em Física pela UFF.

Referencias

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Publicado

2025-07-25

Cómo citar

Experiência multidisciplinar no ensino da sustentabilidade: estratégias para a formação de multiplicadores. UFF & Sociedade, [S. l.], v. 5, n. 6, p. 1–9 e050616, 2025. Disponível em: https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/67066. Acesso em: 5 dec. 2025.