Aprendizado jurídico junto ao Ensino Médio Integrado

Autores/as

  • Fabianne Manhães Maciel Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil
  • Gisele Carvalho da Silva Costa Nogueira Instituto Federal Fluminense (IFRJ) – Macaé, RJ, Brasil
  • Marina Knust da Silva Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil

Palabras clave:

Cidadania, Aprendizado jurídico, Emancipação

Resumen

O presente artigo trata do projeto de extensão “Cidadania Ativa”, vinculado ao programa “Direito do Futuro: cidadania, carreira e solução de conflitos”, e surge da necessidade de investigação sobre a importância do ensino jurídico junto ao ensino médio integrado da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), considerando o que está disposto na Constituição Federal do Brasil, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e nos documentos normativos da EPT. Diante deste panorama, emerge a discussão sobre a efetividade de uma cidadania ativa emancipatória e suas contribuições para a constituição de um aprendizado alinhado à proposta de formação de indivíduos conscientes, críticos e que clamam por uma sociedade melhor, mais igualitária e pacífica.

Biografía del autor/a

Fabianne Manhães Maciel, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil

Doutora em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Gisele Carvalho da Silva Costa Nogueira, Instituto Federal Fluminense (IFRJ) – Macaé, RJ, Brasil

Mestra em Educação Profssional e Tecnológica pelo Instituto Federal Fluminense (IFRJ) – Macaé, RJ, Brasil.

Marina Knust da Silva, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil

Graduanda em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil.

Citas

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Publicado

2023-06-01

Cómo citar

MACIEL, F. M. .; NOGUEIRA, G. C. DA S. C. .; SILVA, M. K. DA . Aprendizado jurídico junto ao Ensino Médio Integrado. UFF & Sociedade, v. 1, n. 3, p. 26-33, 1 jun. 2023.

Número

Sección

Artigos livres