Tecnologias digitais e deficiência visual

a formação de professores em foco

Autores/as

  • Vanessa França da Silva Instituto Benjamin Constant (IBC) – Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Bianca Della Líbera Instituto Benjamin Constant (IBC) – Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Jorge Fiore de Oliveira Junior Instituto Benjamin Constant (IBC) – Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Palabras clave:

Tecnologias digitais, Deficiência visual, Formação de professores

Resumen

Como ações de extensão podem apoiar a formação continuada de professores de alunos com deficiência visual? Neste relato, trazemos a percepção dos participantes de um curso de extensão sobre tecnologias digitais acessíveis direcionado a profissionais que atuam junto a pessoas com deficiência visual. O curso, oferecido na modalidade a distância, foi idealizado no período de implementação do ensino remoto emergencial decorrente da pandemia de covid-19 para atender à demanda de formação continuada na área da acessibilidade digital de pessoas com deficiência visual. Utilizamos a análise temática para comparar o objetivo do curso, a expectativa dos participantes e a avaliação final dos concluintes como forma de compreender a contribuição dele para a formação continuada dos cursistas. Buscamos, ainda, verificar se o oferecimento do curso com e sem mediação pedagógica afeta o resultado da ação de extensão. Os resultados indicaram que as expectativas dos participantes estavam alinhadas com os objetivos do curso, que foram atingidos. Também foi possível concluir que o formato sem mediação pedagógica atendeu às necessidades de formação continuada de uma demanda que emergiu do ensino remoto emergencial.

Biografía del autor/a

Vanessa França da Silva, Instituto Benjamin Constant (IBC) – Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Mestra em Novas Tecnologias Digitais na Educação pelo Centro Universitário Carioca (UniCarioca) – Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Bianca Della Líbera, Instituto Benjamin Constant (IBC) – Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Doutora em Ensino em Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) – Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Jorge Fiore de Oliveira Junior, Instituto Benjamin Constant (IBC) – Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Especialista em Administração Pública pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) – Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Citas

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Publicado

2024-07-03

Cómo citar

SILVA, V. F. DA .; DELLA LÍBERA, B. .; OLIVEIRA JUNIOR, J. F. DE. Tecnologias digitais e deficiência visual: a formação de professores em foco. UFF & Sociedade, v. 4, n. 4, p. 1-13 e040411, 3 jul. 2024.