Giras Fabulosas
podcasts com acessibilidade na universidade
Palabras clave:
Podcasts, Acessibilidade, Tecnologias sociais, Extensão universitáriaResumen
Este texto é um relato de experiência do projeto de extensão universitária Giras Fabulosas, desenvolvido desde 2022 em um campus de uma faculdade de educação pública, localizada na Baixada Fluminense. Desde a sua concepção, o projeto visa a produzir mídias sonoras inclusivas, por meio de podcasts gravados na rádio universitária e difundidos por plataformas on-line de streaming, com um ativismo em prol da visibilidade e do reconhecimento da deficiência. São produzidas narrativas sonoras, com protagonismo discente, direcionadas a partilhar pesquisas elaboradas na graduação e na pós-graduação de forma acessível e para um público diverso, da universidade e/ou da comunidade externa. Perseguimos a interrogação: é possível criar mídias sonoras com acessibilidade? A partir disso, levamos o estudo de podcasts e acessibilidade do projeto de extensão a uma disciplina obrigatória da graduação em pedagogia, integrando extensão e ensino. Ouvimos e estudamos podcasts produzidos por pessoas com deficiência no Brasil e incorporamos o pensar/fazer na extensão com recursos de acessibilidade, tais como: descrever as participantes, descrever as imagens feitas para divulgação nas redes sociais do projeto e transcrever na íntegra os episódios. Esses movimentos contribuíram para a formação docente inicial com novas tecnologias, como as mídias sonoras, desenvolvendo-as como tecnologias sociais, com planejamento, práticas de estudo, escrita e comunicação, engajamento político, valorização da deficiência e da acessibilidade na universidade.
Citas
ARRUDA, Rogério P., SODRÉ, Elaine L. V., & CARDOSO FILHO, Advaldo A. O projeto de extensão “vozes da história” se reinventa com o podcast “vozes na pandemia”. Expressa Extensão,[S. l.],v. 26, n. 1, p. 559-573, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/expressaextensao/article/view/19641. Acesso em 3 de julho de 2024.
CONSTANTINO, Carolini et al (Orgs.). Guia Mulheres com deficiência: garantia de direitos para exercício da cidadania. Coletivo Feminista Hellen Keller: Brasil, 2020. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1sS_5cg5sL0ONs2qtDIk4v8sNgCcUprg7/view. Acesso em 3 de julho de 2024.
DINIZ, Débora. O que é deficiência? São Paulo: Brasiliense, 2007.
GESSER, Marivete; BLOCK, Pamela; MELLO, Anahi G. Estudos da deficiência: interseccionalidade, anticapacitismo e emancipação social. In: Estudos da deficiência:anticapacitismo e emancipação social. Curitiba: CRV, 2020, p. 17-35.
LIMA, Claudia C.; ALVAREZ, Sonia. A circulação das teorias feministas e os desafios da tradução. Revista de Estudos Feministas, Florianópolis, Edição Especial 20 anos, v. 21, n. 2, agosto de 2013.
LUIZ, Karla G. Deficiência pela perspectiva dos direitos humanos. In:
CONSTANTINO, Carolini et al (Orgs.). Guia Mulheres com deficiência: garantia de direitos para exercício da cidadania. Coletivo Feminista Hellen Keller: Brasil, 2020, p. 18-27. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1sS_5cg5sL0ONs2qtDIk4v8sNgCcUprg7/view. Acesso em 3 de julho de 2024.
MEINERZ, Nádia; BLOCK, Pamela. Retratos defiças: arte e ativismo deficentrados. Revista Mundaú, [S. l.], n. 13, p. 12-25, 2023. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistamundau/article/view/16244. Acesso em 3 de julho de 2024.
MELLO, Anahi G. Politizar a deficiência, aleijar o queer: algumas notas sobre a produção da hashtag #ÉCapacitismoQuando no Facebook. In: PRATA, Nair; PESSOA, Sônia Caldas. (Orgs.). Desigualdades, gêneros e comunicação. São Paulo: Intercom, 2019, v. 1, p. 125-142.
MONTEIRO, Felipe. Audiodescrição como recurso pedagógico para o desenvolvimento da musicalização inclusiva em ambientes formais e informais de ensino.2022. 180f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2022.
MOREIRA, Tatiana O. A História de Ayana. Rio de Janeiro: Telha, 2021.
PINHEIRO, Elton Bruno Barbosa. Podcast e Acessibilidade: apontamentos teóricos e metodológicos. Geminis, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 45-66, mai./ago. 2020. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/570. Acesso em 3 de julho de 2024.
SCHEWE, Lelia. “As deusas nos protejam dessas novas cruzadas”: Anahí Guedes de Mello, anticapacitismo feminista desde el Sur global. Nómadas, [S. l.], n. 52, p. 215–226, 2020.
VERGUEIRO, Viviane. Por Inflexões Decoloniais de Corpos e Identidades de Gênero Inconformes: Uma Análise Autoetnográfica da Cisgeneridade como Normatividade. 2015. 244f. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade). Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19685. Acesso em 3 de julho de 2024.