Saúde bucal inclusiva
um relato sobre o amadurecimento de um projeto de extensão no Paraná
Palabras clave:
Saúde bucal, Pessoas com necessidades específicas, Pessoas com deficiência intelectualResumen
O objetivo deste trabalho é relatar a experiência do amadurecimento de um programa de extensão em saúde bucal para pessoas com necessidades específicas, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), detalhando os benefícios de agregar ao projeto a possibilidade de fornecer a esse grupo de indivíduos o atendimento odontológico em ambiente hospitalar. O referido projeto de extensão existe desde o ano de 2016 e realiza atividades em quatro escolas de educação especial em Curitiba. Durante as atividades extensionistas, são realizadas triagens com o objetivo de verificar as necessidades de tratamento das pessoas com deficiências. As pessoas são, então, encaminhadas para receber os atendimentos na clínica de Odontologia da UFPR. Contudo, muitos desses pacientes possuem alta complexidade de tratamento e impossibilidade de manejo ambulatorial, por isso a parceria entre UFPR e o Complexo Hospital de Clínicas (CHC UFPR), firmada no ano de 2019, foi essencial para garantir tratamento humanizado e integral a essas pessoas. Os atendimentos hospitalares são realizados com anestesia geral e permitem a condução de tratamentos complexos. Esse projeto é importante para atender uma demanda antes reprimida em nossa universidade, além de proporcionar experiência diferenciada aos acadêmicos de Odontologia envolvidos, tornando-os profissionais mais humanos e com olhar voltado à integralidade no cuidado.
Citas
ALVES, Francielle; ALVES, Nayara; GAVINA, Vitor; SILVEIRA, Flavia; SANTO, Thiago; ASSAF, Andréa. Acessibilidade à saúde bucal de pessoas com Deficiência Intelectual na perspectiva do cuidador: uma avaliação qualitativa. Revista Brasileira de Odontologia, Rio de Janeiro, v. 75, n. 1107, p. 1-7,ago. 2018. Disponível em: p://dx.doi.org/10.18363/rbo.v75.2018.e1107. Acesso em 10 de abril de 2024.
ANDRADE, Ana Paula; ELEUTÉRIO, Adriana. Pacientes portadores de necessidades especiais: abordagem odontológica e anestesia geral. Revista Brasileira de Odontologia, Rio de Janeiro, v. 72, n. 1/2, p. 66, jan. 2016. Disponível em: https://dx.doi.org/10.18363/rbo.v72.2015.e616. Acesso em 10 de abril de 2024.
BRASIL. Lei nº. 13.146, de 6 de julho de 2015. Estatuto da Pessoa com Deficiência. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 6 de jul. 2015. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em 10 de abril de 2024.
CFO – Conselho Federal de Odontologia. Quantidade Geral de Cirurgiões-Dentistas Especialistas.Disponível em: https://website.cfo.org.br/estatisticas/quantidade-geral-de-cirurgioes-dentistas-especialistas. Acesso em 11 de abril de 2024.
IBGE – Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística. Censo Demográfico 2022. Características gerais da população, religião e pessoas com deficiência. Rio de Janeiro: IBGE, 2022.Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=794. Acesso em 10 de abril de 2024.
MOLINA, Gustavo; FAULKS, Denise; FRENCKEN, Joanes. Acceptability, feasibility and perceived satisfaction of the use of the Atraumatic Restorative Treatment approach for people with disability. Braz Oral Res, São Paulo, v. 29, n. 1, p. 1–9, ago. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1807-3107BOR-2015.vol29.0097. Acesso em 10 de abril de 2024.
SANTOS, Jacqueline; VALLE, Déborah; PALMIER, Andréa; AMARAL, João; ABREU, Mauro. Utilização dos serviços de atendimento odontológico hospitalar sob sedação e/ou anestesia geral por pessoas com necessidades especiais no SUS-MG, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 20, n. 2, p. 515–524, fev. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232015202.06732014. Acesso em 10 de abril de 2024.
SPEZZIA, Sérgio; BERTOLINI, Silvia. Ensino odontológico para pacientes especiais e gestão em saúde. Journal of Oral Investigations, Passo Fundo, v. 6, n. 1, p. 85, 4 ago. 2017.Disponível em: https://doi.org/10.18256/2238-510X/j.oralinvestigations.v6n1p85-98. Acesso em 10 de abril de 2024.