Educação em saúde com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação

experiência ocorrida na extensão universitária

Autores/as

  • Anna Júlia da Rocha Passos Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Passos, MG, Brasil
  • Emily Luiza Corrêa Lima Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Passos, MG, Brasil
  • Maria Izabel Simas Franco Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Passos, MG, Brasil
  • William Messias Silva Santos Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) – São Paulo, SP, Brasil
  • Beatriz Cardoso Rodrigues Advogada – Passos, MG, Brasil
  • Maria Amélia Vieira Toledo Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) – Passos, MG, Brasil
  • Gilmar Antonio Batista Machado Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais – Passos, MG, Brasil
  • Jaqueline Silva Santos Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) – Passos, MG, Brasil
  • Raquel Dully Andrade Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Passos, MG, Brasil
  • Maria Ambrosina Cardoso Maia Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Passos, MG, Brasil

Palabras clave:

Promoção da saúde, Educação em saúde, Adolescente, Medida socioeducativa, Extensão universitária

Resumen

As ações de educação em saúde apresentam-se como mecanismos para a promo¬ção da saúde e qualidade de vida. Nesse cenário, o objetivo deste trabalho foi descrever a experiência de uma docente e de discentes do curso de medicina de uma universidade pública no planejamento e no desenvolvimento de ações de educação em saúde com adolescentes em cumprimento de medida socioeducati-va de internação. Trata-se de um relato de experiência, do tipo descritivo e com abordagem qualitativa. As vivências da docente e das discentes do curso foram organizadas em dois tópicos, sendo: planejamento e desenvolvimento das ações de educação em saúde; e análise das práticas educativas realizadas. As práticas de educação em saúde realizadas foram voltadas ao autocuidado e desenvolvidas com adolescentes em um contexto que contempla múltiplos aspectos de vulnera¬bilidade biopsicossocial. Assim, acredita-se que as atividades reportadas mostram que são fundamentais e viáveis iniciativas que ampliem o acesso dos adolescen¬tes em cumprimento de medida socioeducativa de internação à informação e à conscientização, ao mesmo tempo em que promovem a aproximação entre esse público vulnerável e sujeitos ligados a universidade e à rede de atenção, contri¬buindo para seu fortalecimento enquanto cidadãos, sujeitos de direitos, e, por conseguinte, sua reintegração social.

Biografía del autor/a

Anna Júlia da Rocha Passos, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Passos, MG, Brasil

Graduanda em Medicina pela UEMG.

Emily Luiza Corrêa Lima, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Passos, MG, Brasil

Graduanda em Medicina pela UEMG.

Maria Izabel Simas Franco, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Passos, MG, Brasil

Graduanda em Medicina pela UEMG.

William Messias Silva Santos, Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) – São Paulo, SP, Brasil

Graduado em Medicina pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) –  Diamantina, MG, Brasil.

Beatriz Cardoso Rodrigues, Advogada – Passos, MG, Brasil

Especialista em Direito Internacional e Direitos Humanos pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) – Belo Horizonte, MG, Brasil.

Maria Amélia Vieira Toledo, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) – Passos, MG, Brasil

Mestra em Saúde, Sociedade e Ambiente pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) – Diamantina, MG, Brasil.

Gilmar Antonio Batista Machado, Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais – Passos, MG, Brasil

Mestre em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP) – Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Jaqueline Silva Santos, Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) – Passos, MG, Brasil

Doutora em Enfermagem em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP) – Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Raquel Dully Andrade, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Passos, MG, Brasil

Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) – Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Maria Ambrosina Cardoso Maia, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Passos, MG, Brasil

Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP) – Ribeirão Preto, SP, Brasil.

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Publicado

2024-12-20

Cómo citar

PASSOS, A. J. DA R. .; LIMA, E. L. C. .; FRANCO, M. I. S.; SANTOS, W. M. S.; RODRIGUES, B. C. .; TOLEDO, M. A. V.; MACHADO, G. A. B.; SANTOS, J. S. .; ANDRADE, R. D.; MAIA, M. A. C. Educação em saúde com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação : experiência ocorrida na extensão universitária. UFF & Sociedade, v. 4, n. 5, p. 1-12 e040513, 20 dic. 2024.