Experimentação inclusiva em Química

um caso para alunos cegos

Autores

  • Ronei de Almeida Sampaio Universidade Federal Fluminense (UFF) – Volta Redonda, RJ, Brasil
  • Natany Dayani de Souza Assai Universidade Federal Fluminense (UFF) – Volta Redonda, RJ, Brasil
  • Andrea Aparecida Ribeiro Alves Universidade Federal Fluminense (UFF) – Volta Redonda, RJ, Brasil

Palavras-chave:

Autonarrativa, Flexibilização, Educação Química, Ensino Médio

Resumo

A educação especial, enquanto modalidade de ensino, é regida e prevista em diversos documentos norteadores nacionais, principalmente no que se refere a instituir uma educação inclusiva e igualitária. Entretanto, dadas as dificuldades de inserir atividades experimentais inclusivas em sala de aula, especialmente no componente curricular de Química, este estudo apresenta o desenvolvimento de uma experimentação de caráter inclusivo com ênfase na deficiência visual. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, tipo autonarrativa, que descreve as experiências de um estagiário/pesquisador no estágio supervisionado de um curso de Licenciatura em Química, em uma atividade de regência em uma sala de aula de ensino médio público, a qual apresenta uma aluna de inclusão com deficiência visual (DV). Há o planejamento e execução de um experimento para abordar pH e funções inorgânicas com base nos pressupostos do Desenho Universal de Aprendizagem (DUA). Como resultados, apresentam-se reflexões acerca do desenvolvimento da atividade quanto a dois aspectos principais: adequação e elaboração de material e envolvimento da aluna. Constituiu-se um desafio adaptar o experimento a fim de promover interações entre a turma. Ao final da atividade, inferimos que ao material adaptado cabe ajustes para melhorias embora a condução da atividade tenha fornecido condições de aprendizagem dos conceitos químicos para a aluna.

Biografia do Autor

Ronei de Almeida Sampaio, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Volta Redonda, RJ, Brasil

Graduando em Química pela UFF.

Natany Dayani de Souza Assai, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Volta Redonda, RJ, Brasil

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) – Londrina, PR, Brasil.

Andrea Aparecida Ribeiro Alves, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Volta Redonda, RJ, Brasil

Doutora em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

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Publicado

2024-09-30

Como Citar

SAMPAIO, R. DE A. .; ASSAI, N. D. DE S.; ALVES, A. A. R. Experimentação inclusiva em Química: um caso para alunos cegos . UFF & Sociedade, v. 4, n. 5, p. 1-16 e040501, 30 set. 2024.