A formação em baixa visão

uma trajetória construída no Instituto Benjamin Constant

Autores

  • João Ricardo Melo Figueiredo Instituto Benjamin Constant (IBC) – Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Patrícia Ignácio da Rosa Instituto Benjamin Constant (IBC) – Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Eliana Leite Assis Figueiredo Instituto Benjamin Constant (IBC) – Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Gabrielle de Oliveira Camacho Instituto Benjamin Constant (IBC) – Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Palavras-chave:

Baixa visão, Educação inclusiva, Extensão

Resumo

Este texto apresenta um relato sobre a formação em baixa visão no Instituto Benjamin Constant (IBC), reconhecido como Centro de Referência Nacional em questões da deficiência visual e que promove diversas ações de formação, sen-do a formação em baixa visão o resultado da prática educacional da instituição. Considera-se a significativa presença dessa condição nas escolas brasileiras, onde um grande número de estudantes apresenta deficiência visual. O IBC tem uma longa história de atendimento a pessoas com baixa visão, o que motivou a ela-boração de uma ação de extensão para atender à demanda de formação nacional. Atualmente, ensino, pesquisa e extensão convergem no campo da baixa visão na instituição. O grupo de pesquisa O Cotidiano da Baixa Visão, vinculado ao IBC, realiza ações em colaboração com diferentes setores da instituição, com alcance nacional, de modo a promover diálogos para a elaboração e reelaboração do co-nhecimento. Esta ação de extensão destaca a importância do conhecimento e da experiência para a construção da educação inclusiva.

Biografia do Autor

João Ricardo Melo Figueiredo, Instituto Benjamin Constant (IBC) – Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Patrícia Ignácio da Rosa, Instituto Benjamin Constant (IBC) – Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Mestra em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil.

Doutoranda em Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) – Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Eliana Leite Assis Figueiredo, Instituto Benjamin Constant (IBC) – Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Mestra em Educação pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) – Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Gabrielle de Oliveira Camacho, Instituto Benjamin Constant (IBC) – Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Mestra em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil.

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Publicado

2024-07-11

Como Citar

FIGUEIREDO, J. R. M.; ROSA, P. I. DA .; FIGUEIREDO, E. L. A. .; CAMACHO, G. DE O. A formação em baixa visão: uma trajetória construída no Instituto Benjamin Constant. UFF & Sociedade, v. 4, n. 4, p. 1-10 e040414, 11 jul. 2024.