A extensão universitária, a ginástica coletiva e a promoção da saúde

interfaces entre o ensino-treinamento remoto e presencial

Autores

  • Igor Henrique da Costa Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) – Ouro Preto, MG, Brasil
  • Lenice Kappes Becker Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) – Ouro Preto, MG, Brasil

Palavras-chave:

Extensão Universitária, Ginástica, Educação Física, Saúde, Tecnologia

Resumo

Visando promover a saúde e a qualidade de vida através do exercício físico, o projeto de extensão Fitness Pró – Modalidades de Ginástica, da Escola de Educação Física (EF) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) oferece aulas gratuitas conduzidas por discentes de EF. Com a suspensão das atividades presenciais em 2020 devido à pandemia de COVID-19, o projeto adaptou-se ao formato remoto, mantendo as atividades através das redes sociais. Em 2024, o projeto adota um modelo híbrido, oferecendo treinamentos presenciais e online. Este artigo compara as diferenças, semelhanças, facilidades, dificuldades, vantagens e desvantagens percebidas pelos discentes extensionistas nos formatos remoto e presencial. A pesquisa quali-quantitativa foi realizada com um questionário estruturado aplicado a 11 discentes que ministraram aulas nos dois formatos. O papel da extensão universitária (EU) é reforçado como um espaço de aprendizado e primeira atuação prática para os discentes. Os resultados indicam que, apesar das particularidades e desafios de cada formato, tanto o presencial quanto o remoto são eficazes na promoção da saúde através do exercício físico. O presencial destaca-se pela interação social e contato humano, enquanto o remoto oferece maior flexibilidade de horários e alcance geográfico. A ação extensionista contribui significativamente para a capacitação dos discentes na área da ginástica coletiva e para a promoção da saúde dos alunos tanto no formato remoto como no presencial.

Biografia do Autor

Igor Henrique da Costa, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) – Ouro Preto, MG, Brasil

Graduado em Educação Física pela UFOP.

Lenice Kappes Becker, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) – Ouro Preto, MG, Brasil

Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Belo Horizonte, MG, Brasil.

Referências

AMORIM DE SÁ, Lindayane dos Santos; VINHOLI JUNIOR, Airton José. Participação discente em projetos de extensão: impactos na formação do estudante. BARBAQUÁ, [S. l.], v. 5, n. 9, p. 8–22, 2023. DOI: https://doi.org/10.61389/bbq.v5i9.6838. Acesso em: 28 jul. 2024.

ANDRES, Fabiane da Costa et al. The use of the Google Forms platform in academic research: Experience report. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 9, p. e284997174, 2020. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7174. Acesso em: 28 jul. 2024.

BEHAR, Patrícia Alejandra. O ensino remoto emergencial e a educação a distância. Artigo publicado em 06/07/20. UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponível em: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/ Acesso em: 10 out. 2023.

BILLAT, Véronique. Interval training for performance: a scientific and empirical practice. Special recommendations for middle-and long-distance running. Part I: aerobic interval training. Sports Medicine, v. 31, n. 1, p. 13-31, 2001. DOI: https://doi.org/10.2165/00007256-200131010-00002. Acesso em: 4 set. 2024.

BUCHHEIT, Martin.; LAURSEN, Paul Barry. High-intensity interval training, solutions to the programming puzzle: Part I: cardiopulmonary emphasis. Sports Medicine, v. 43, n. 5, p. 313-38,2013. DOI: https://doi.org/10.1007/s40279-013-0029-x. Acesso em: 28 jul. 2024.

BUSS, Paulo Marchiori. Promoção da saúde e qualidade de vida. Ciência & saúde coletiva, [S. l.], v. 5, p. 163-177, 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232000000100014. Acesso em: 10 set. 2024.

COELHO, Christianne de Faria; BURINI, Roberto Carlos. Atividade física para prevenção e tratamento das doenças crônicas não transmissíveis e da incapacidade funcional. Revista de Nutrição, [S. l.], v. 22, p. 937-946, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-52732009000600015. Acesso em: 7 ago. 2024.

COSTA, Igor Henrique da et al. Contribuição da extensão universitária na formação em educação física. Revista Brasileira de Extensão Universitária, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 161-172, 31 jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.36661/2358-0399.2022v13n2.12594. Acesso em: 28 jul. 2024.

FERRARESSO, Lucas Fernando Tomaz; CODATO, Lucimar Aparecida Britto. Ações extensionistas, na área da saúde, de forma remota: Relato de experiência. Revista Conexão UEPG, [S. l.], n. 17, p. 7, 2021. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8163441. Acesso em: 28 jul. 2024.

GODOI, Marcos et al. Remote teaching during the covid-19 pandemic: challenges, learning and expectation of university professors of Physical Education. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 10, p. e4309108734, 2020. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i10.8734 Acesso em 28/07/2024. Acesso em: 28 jul. 2024.

GUIMARÃES, Jean Augusto Coelho et al. Estudo transversal sobre uso de ferramentas virtuais para orientar a atividade física durante a COVID-19. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, [S. l.], v. 25, p. 1–8, 2020. DOI: https://doi.org/10.12820/rbafs.25e0150. Acesso em: 28 jul. 2024.

KOWALSKI, Raquel Pasternak Glitz; FERRARINI, Rosilei; TORRES, Patrícia Lupion. Interatividade on-line: lições e hibridizações a partir do ensino remoto na pandemia: Online interactivity: lessons and hybridizations from remote teaching in the pandemic. Revista Cocar, [S. l.], n. 17, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6254. Acesso em: 28 jul. 2024.

MARQUES, Karinne Regina Simplício et al. Exercício físico orientado de forma remota como estratégia de telessaúde: Uma Revisão Sistemática de Literatura. Revista de Tecnologia & Gestão Sustentável, [S. l.], v. 2, n. 6, 2023. DOI: https://doi.org/10.17271/rtgs.v2i6.4307. Acesso em: 10 set. 2024.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2003.

OLIVEIRA, Mauricio Santos; NUNOMURA, Myrian. A produção histórica em ginástica e a constituição desse campo de conhecimento na atualidade. Conexões, [S. l.], v. 10, p. 80-97, 2012. DOI: https://doi.org/10.20396/conex.v10i0.8637663 Acesso em: 4 ago. 2024.

RAIOL, Rodolfo de Azevedo; SAMPAIO, Andrew Matheus Lameira; FERNANDES, Igor Daniel Batista. Alternativas para a prática de exercícios físicos durante a pandemia da COVID-19 e distanciamento social/Alternatives for the practice of physical exercises during the COVID-19 pandemic and social distancing. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 3, n. 4, p. 10232–10242, 2020. DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv3n4-247. Acesso em: 28 jul. 2024.

SANTOS, João Henrique de Sousa; ROCHA, Bianca Ferreira; PASSAGLIO, Kátia Tomagnini. Extensão universitária e formação no ensino superior. Revista Brasileira de Extensão Universitária, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 23-28, 28 maio 2016. DOI: https://doi.org/10.36661/2358-0399.2016v7i1.3087. Acesso em: 28 jul. 2024.

SARAIVA, José Leite. Papel da extensão universitária na formação de estudantes e professores. Brasília méd, [S. l.], v. 44, n. 3, p. 225-233, 2007. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-496083. Acesso em: 3 ago. 2024.

SOUZA, Kellcia Rezende; KERBAUY, Maria Teresa Miceli. Abordagem quanti-qualitativa: superação da dicotomia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 31, n. 61, p. 21–44, 2017. DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n61a2017-p21a44. Acesso em: 28 jul. 2024.

THOMAS, Jerry Ray; NELSON, Jack Kendall; SILVERMAN, Stephen James. Métodos de pesquisa em atividade física. Porto Alegre: Artmed Editora, 2009.

VASCONCELOS, Jéssica Correa. O ensino de Educação Física em tempo de distanciamento social: uma abordagem centrada no processo de aprendizagem através do ensino remoto. 2021. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação Física, Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia, Universidade Federal do Amazonas-, Parintins, 2021. Disponível em: https://riu.ufam.edu.br/bitstream/prefix/6019/2/TCC_JessicaVAsconcelos.pdf. Acesso em: 28 jul. 2024.

Downloads

Publicado

2024-10-09

Como Citar

COSTA, I. H. DA; BECKER, L. K. A extensão universitária, a ginástica coletiva e a promoção da saúde: interfaces entre o ensino-treinamento remoto e presencial. UFF & Sociedade, v. 4, n. 5, p. 1-13 e040505, 9 out. 2024.