Como Eleger Progressistas em Ambientes Conservadores?
A Comunicação Como Vetor de Vitória nas Eleições de 2024 no Paraná
DOI:
https://doi.org/10.22409/vn0bx263Palavras-chave:
Progressistas;, Campanha de vereador, Campanhas eleitorais;Resumo
O uso assertivo de redes sociais on-line (RSO) em campanhas eleitorais tem sido, majoritariamente, relacionado ao sucesso de candidatos(as) de direita e conservadores. Diante deste cenário, o presente artigo busca refletir: como eleger candidatos progressistas usando comunicação digital em ambientes políticos majoritariamente conservadores? Para oferecer uma resposta (ao menos parcial) a esta questão, este artigo apresenta um relato de caso descritivo sobre as candidaturas à vereança de Camilla Gonda (PSB) em Curitiba e de Geraldo Stocco e Professor Careca (ambos do PV) e Ede Pimentel (PDT), em Ponta Grossa, na eleição de 2024. Para tanto, através do relato de caso, expõe-se uma apresentação de como cada uma destas candidaturas usou a criação de conteúdo para redes sociais e anúncios veiculados nestes mesmos ambientes para levar tais projetos ao sucesso eleitoral em ambientes notadamente conservadores. A hipótese a ser tensionada é a de que a comunicação foi fator essencial para que tais candidatos vencessem eleições em ambientes (cidades) de votação conservadora. Os resultados revelam caminhos para que candidaturas identificadas com o campo progressista usem mecanismos de comunicação digital como ferramenta que ajude na conquista de votos – tais caminhos passam pelo uso de anúncios on-line e também pela estratégia adotada em determinados conteúdos.
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