PEDAGOGIA DA UTOPIA: um diálogo entre Paulo Freire e Ernst Bloch

Autores

  • Frederico Alves Lopes Fundação de Ensino de Contagem - FUNEC Faculdade de Educação - FaE/UFMG
  • Antônia Vitória Soares Aranha Professora Titular da Faculdade de Educação Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i7.400

Resumo

Este trabalho objetiva um diálogo teórico a fim de postular uma pedagogia, denominada por nós de Pedagogia da Utopia, ancorada nos trabalhos de Paulo Freire e Ernst Bloch. Busca-se, a partir dos escritos, sobretudo das categorias sonhos, esperança e utopia, uma conexão entre os autores. Desse modo, ressaltam-se tanto a importância de uma reflexão crítica sobre a utopia nos tempos que correm, frente aos discursos fatalistas neoliberais, quanto o dever de construção de sujeitos de sonhos, que interroguem a realidade estabelecida e que vejam relevância na luta pela sua transformação.

Palavras-chave: Ernst Bloch; Paulo Freire; Utopia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Frederico Alves Lopes, Fundação de Ensino de Contagem - FUNEC Faculdade de Educação - FaE/UFMG

Professor de Sociologia na FUNEC, Mestrando em Educação na FaE/UFMG.

Antônia Vitória Soares Aranha, Professora Titular da Faculdade de Educação Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, no Departamento de Adminstração Escolar, atualmente integra a linha de pesquisa Política, Trabalho e Formação Humana.

Downloads

Publicado

2017-11-09

Como Citar

Lopes, F. A., & Aranha, A. V. S. (2017). PEDAGOGIA DA UTOPIA: um diálogo entre Paulo Freire e Ernst Bloch. Movimento-Revista De educação , (7), 133-158. https://doi.org/10.22409/mov.v0i7.400