Um relato sobre a experiência de ensinar o ler-escrever gêneros acadêmicos na educação básica

Jéssica do Nascimento Rodrigues, Fabiana dos Anjos Pinto, Juliana Pereira Leme

Resumo


Muitos dos alunos que cursam o ensino médio das escolas brasileiras sonham em ingressar no ensino superior. Não há novidade nessa assertiva. Também não há novidade na afirmação de que as práticas sociais letradas típicas do espaço das escolas de educação básica são diferentes das práticas decorrentes do universo acadêmico, considerando ainda que cada esfera discursiva, dentre escolas e cursos universitários diversos, é única, pois situada social e historicamente.

Texto completo:

PDF

Referências


CARVALHO, José Antônio Brandão. A promoção de

competências de escrita de estudantes de estudantes do

ensino superior. In: CARVALHO, José Antônio Brandão;

BARBEIRO, Luís Felipe; PEREIRA, Luísa Álvares; SILVA,

António Carvalho da. (Orgs.). Aula de língua: interação

e reflexão. Braga: Universidade do Minho Editora, 2012.

p. 181-207.

______. Literacia académica: da escola básica ao ensino superior – uma visão integradora. Letras & Letras,

Uberlândia, v. 29, n. 2, 2013a.

______. A transição para o ensino superior – novos contextos, novas práticas de literacia. In: PEREIRA, Luísa

Álvares; CARDOSO, Inês. (Orgs.). Reflexão sobre a escrita: o ensino de diferentes géneros de textos. Aveiro:

Universidade de Aveiro Editora, 2013b. p. 225-239

______.; BARBEIRO, Luís Filipe. Reproduzir ou construir

conhecimento? Funções da escrita no contexto escolar

português. Revista Brasileira de Educação, v. 18, n. 54, p.

-792, jul./set. 2013.

FIAD, Raquel Salek; MIRANDA, Flávia Danielle Sordi

Silva. Letramentos digitais e acadêmicos em contexto universitário: investigando práticas letradas em um curso de

Letras de uma universidade pública. Revista Colineares, n.

, v. 1, p. 31-50, jan./jun. 2014.

MARINHO, Marildes. A escrita nas práticas de letramento

acadêmico. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo

Horizonte, v. 10, n. 2, p. 363-386, 2010.

SOUZA, Micheli Gomes de; BASSETTO, Lívia Maria

Turra. Os processos de apropriação de gêneros acadêmicos (escritos) por graduandos em letras e as possíveis implicações para a formação de professores/pesquisadores.

Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte,

v. 14, n. 1, p. 83-110, 2014.

STREET, Brian V. Literacy in theory and practice.

Cambridge: CUP, 1984.

______. Dimensões “escondidas” na escrita de artigos acadêmicos. Perspectiva, Florianópolis, v. 28, n. 2, p. 541-5567,

jul./dez. 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.