Lazer noturno e resistências juvenis em tempos de (pós-)pandemia: o caso dos jovens do bar Antù em Lisboa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2022.i3.a54935

Palavras-chave:

Lazer Noturno, Sociabilidades, Jovens, Festa, Pink Street.

Resumo

Em Lisboa, desde o primeiro verão pandêmico, observamos o surgimento de novos atores informais na noite turística do antigo bairro portuário do Cais do Sodré que desenvolviam práticas alternativas de lazer com algumas particularidades: são jovens de nível socioeconômico precário, apresentam traços culturais alternativos e concentram-se para socializar e consumir álcool no espaço público em frente ao bar Antù. Esses jovens são vistos pelas autoridades públicas e por seu braço repressivo policial como atores “indesejáveis” à “normalidade” da noite turística do Cais do Sodré. A sua “alteridade” (ligada a cor de pele, estética corporal e classe social) constitui-se como um elemento perturbador na noite turística da Pink Street. Essa área de diversão noturna tem uma natureza marcadamente hedonista e orientada quase exclusivamente para indivíduos brancos (lisboetas ou não) de classe média alta. Este artigo, resultante de um enfoque etnográfico, visa a analisar a dialética desigual entre a repressão policial (por vezes, violenta) e a resistência performativa dos atores “indesejáveis” da noite turística do Cais do Sodré. O artigo argumenta que os espaços em causa – o bar Antù e o espaço público situado ao redor do estabelecimento – não só emergem como palcos de uma forma de resistência performativa e recusa dos valores societais capitalistas, mas também como um local que proporciona alternativas de (de)construção comunitária e coesão social dentro de um contexto pós-pandêmico profundamente criminalizado, racializado e punitivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Costa, Universidade NOVA de Lisboa

Mestrando em Estudos Urbanos pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Universidade NOVA de Lisboa.

Otávio Raposo, Instituto Universitário de Lisboa

Investigador Auxiliar Fundação para a Ciência e a Tecnologia em Antropologia e Professor Auxiliar Convidado do Instituto Universitário de Lisboa. Doutor em Antropologia pelo Instituto Universitário de Lisboa.

João Carlos Martins, Universidade do Algarve

Professor Auxiliar Convidado em Sociologia do Turismo na Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve. Doutor em Sociologia pela Universidade NOVA de Lisboa.

Manuel Garcia-Ruiz, Instituto Universitário de Lisboa

Doutorando em Sociologia pelo Instituto Universitário de Lisboa.

Jordi Nofre, Universidade NOVA de Lisboa

Investigador Principal Fundação para a Ciência e a Tecnologia e Coordenador do Grupo de Investigação LXNIGHTS. Doutor em Geografia pela Universidade de Barcelona

Downloads

Publicado

2022-11-03

Como Citar

Costa, G. T., Raposo, O., Martins, J. C., Garcia-Ruiz, M., & Nofre, J. (2022). Lazer noturno e resistências juvenis em tempos de (pós-)pandemia: o caso dos jovens do bar Antù em Lisboa. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, 54(3). https://doi.org/10.22409/antropolitica2022.i3.a54935

Edição

Seção

Dossiê Temático