Lazer noturno e resistências juvenis em tempos de (pós-)pandemia: o caso dos jovens do bar Antù em Lisboa
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2022.i3.a54935Mots-clés:
Lazer Noturno, Sociabilidades, Jovens, Festa, Pink StreetRésumé
Com a chegada da pandemia de COVID-19, milhares de jovens deixaram de poder usufruir da noite de Lisboa. Como resultado, os jovens não tiveram oportunidade de esquecer os seus problemas do quotidiano por intermédio das práticas de consumo programado pelo lazer noturno. Assim, neste artigo exploramos as alternativas postas em prática para que os jovens desfrutassem de momentos de lazer durante a (pós-)pandemia. Aqui, e recorrendo a um estudo de caso relativo a um grupo de jovens alternativos situado em frente do bar Antù, uma das zonas de lazer noturno mais animadas da Pink Street, em Lisboa, iremos: i. rever longitudalmente as medidas que impactaram a indústria noturna e os seus efeitos sobre o grupo de jovens alternativos; ii. descrever a forma como o grupo de jovens alternativos se apropriou do espaço urbano da noite festiva durante a pandemia. Aqui apresentamos parte dos dados etnográficos coletados durante 2020-2022, excertos de entrevistas com alguns membros do grupo de jovens alternativos e uma profunda revisão documental de notícias e de elementos legais publicados no mesmo período. Acabamos a ilustrar a insatisfação sentida pelo grupo de jovens alternativos para com as medidas impostas pelo governo, uma vez que estas tendem a racializar, estigmatizar, repreender e punir o grupo.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Copyright (c) 2022 Guilherme Costa, Otávio Raposo, João Carlos Martins, Manuel Garcia-Ruiz, Jordi Nofre
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.