Lazer noturno e resistências juvenis em tempos de (pós-)pandemia: o caso dos jovens do bar Antù em Lisboa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2022.i3.a54935

Palavras-chave:

Lazer Noturno, Sociabilidades, Jovens, Festa, Pink Street

Resumo

Com a chegada da pandemia de COVID-19, milhares de jovens deixaram de poder usufruir da noite de Lisboa. Como resultado, os jovens não tiveram oportunidade de esquecer os seus problemas do quotidiano por intermédio das práticas de consumo programado pelo lazer noturno. Assim, neste artigo exploramos as alternativas postas em prática para que os jovens desfrutassem de momentos de lazer durante a (pós-)pandemia. Aqui, e recorrendo a um estudo de caso relativo a um grupo de jovens alternativos situado em frente do bar Antù, uma das zonas de lazer noturno mais animadas da Pink Street, em Lisboa, iremos: i. rever longitudalmente as medidas que impactaram a indústria noturna e os seus efeitos sobre o grupo de jovens alternativos; ii. descrever a forma como o grupo de jovens alternativos se apropriou do espaço urbano da noite festiva durante a pandemia. Aqui apresentamos parte dos dados etnográficos coletados durante 2020-2022, excertos de entrevistas com alguns membros do grupo de jovens alternativos e uma profunda revisão documental de notícias e de elementos legais publicados no mesmo período. Acabamos a ilustrar a insatisfação sentida pelo grupo de jovens alternativos para com as medidas impostas pelo governo, uma vez que estas tendem a racializar, estigmatizar, repreender e punir o grupo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Guilherme Teixeira Costa, Universidade NOVA de Lisboa

Mestrando em Estudos Urbanos pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Universidade NOVA de Lisboa.

Otávio Raposo, Instituto Universitário de Lisboa

Investigador Auxiliar Fundação para a Ciência e a Tecnologia em Antropologia e Professor Auxiliar Convidado do Instituto Universitário de Lisboa. Doutor em Antropologia pelo Instituto Universitário de Lisboa.

João Carlos Martins, Universidade do Algarve

Professor Auxiliar Convidado em Sociologia do Turismo na Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve. Doutor em Sociologia pela Universidade NOVA de Lisboa.

Manuel Garcia-Ruiz, Instituto Universitário de Lisboa

Doutorando em Sociologia pelo Instituto Universitário de Lisboa.

Jordi Nofre, Universidade NOVA de Lisboa

Investigador Principal Fundação para a Ciência e a Tecnologia e Coordenador do Grupo de Investigação LXNIGHTS. Doutor em Geografia pela Universidade de Barcelona

Publicado

2022-11-03

Como Citar

Costa, G. T., Raposo, O., Martins, J. C., Garcia-Ruiz, M., & Nofre, J. (2022). Lazer noturno e resistências juvenis em tempos de (pós-)pandemia: o caso dos jovens do bar Antù em Lisboa. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, 54(3). https://doi.org/10.22409/antropolitica2022.i3.a54935

Edição

Secção

Dossiê Temático