O Polè pedagógico: feitiço e espistemologias do transe em sala de aula como enfrentamento político, afetivo e espiritual na pandemia de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2022.i3.a54960

Palavras-chave:

Mulheres negras, Pandemia de covid-19, Epistemologias do transe, Feitiço, Escrevivência.

Resumo

O objetivo do artigo é apresentar e analisar duas experiências de sala de aula dos cursos de antropologia e arqueologia da Universidade Federal do Oeste do Pará. O contexto em que essas experiências se desenrolam é marcado pela sobreposição de uma política de governo baseada num racismo explícito e brutal contra a população negra e indígena, resultado de uma gestão trágica da pandemia de covid-19, que causou a morte de 600 mil pessoas, e de ataques diretos às universidades públicas. Este artigo é uma composição da escrita sensível de duas amigas educadoras comprometidas com a luta antirracista que se conheceram dentro da universidade. Os relatos foram elaborados à luz da tese de Conceição Evaristo sobre a “escrevivência”. Por isso a centralidade do relato livre, que teoriza e dialoga com um acervo de ideias e referenciais epistemológicos próprios de um pensamento negro transatlântico. A partir dessa reflexão política e de seus efeitos analíticos no texto, utilizamos a categoria “feitiço” e a ideia de “epistemologias do transe” para tratar do tema proposto.

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Biografia do Autor

Carla Ramos Munzanzu, Universidade Federal do Oeste do Pará

Professora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Arqueologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Sociedade da Universidade Federal do Oeste do Pará. Ph.D. em Estudos Africanos e da Diáspora Africana e Estudos de Gênero e Sexualidade pela Universidade do Texas.

Myrian Sá Leitão Barboza, Universidade Federal do Oeste do Pará; Universidade Federal do Pará

Professora Adjunta do Programa de Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal do Oeste do Pará e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia da Universidade Federal do Pará. Ph.D. em Antropologia Cultural e Estudos Latino-Americanos pela Universidade da Flórida.

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Publicado

2022-11-03

Como Citar

Munzanzu, C. R., & Barboza, M. S. L. (2022). O Polè pedagógico: feitiço e espistemologias do transe em sala de aula como enfrentamento político, afetivo e espiritual na pandemia de Covid-19. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, 54(3). https://doi.org/10.22409/antropolitica2022.i3.a54960

Edição

Seção

Dossiê Temático