O Polè: Antropologia e Feitiço em Sala de Aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2022.i3.a54960

Palavras-chave:

Ensino de Antropologia; Mulheres Negras; Expansão e interiorização do ensino superior; Pandemia da Covid-19.

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar e analisar duas experiências de sala de aula dos cursos de antropologia e arqueologia da Universidade Federal do Oeste do Pará. O contexto em que essas experiências se desenrolam é marcado pela sobreposição de uma política de governo baseada na explicitação brutal do racismo contra a população negra e indígena, que resultou numa gestão trágica da Pandemia da Covid-19 causando a morte de 600 mil pessoas, e de ataques diretos às universidades públicas. Ainda assim, não interrompemos o nosso “trabalho” cotidiano de entrar em nossas salas de aula, mesmo as virtuais, com a disposição para criar comunidades e montar estratégias para desafiar a ordem anti-negra e racista vigente. O artigo é uma composição da escrita sensível de duas amigas educadoras que se conheceram no front dentro da Universidade. Os relatos que seguem foram elaborados à luz da tese de Conceição Evaristo sobre a “escrevivência”. Por isso, a centralidade do relato livre, que teoriza e dialoga com um acervo de ideias e referenciais epistemológicos próprios de um pensamento negro transatlântico, com essa base de reflexão utilizamos a categoria “feitiço” e a ideia de “epistemologias do transe”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Carla Ramos Munzanzu, Universidade Federal do Oeste do Pará

Professora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Arqueologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Sociedade da Universidade Federal do Oeste do Pará. Ph.D. em Estudos Africanos e da Diáspora Africana e Estudos de Gênero e Sexualidade pela Universidade do Texas.

Myrian Sá Leitão Barboza, Universidade Federal do Oeste do Pará; Universidade Federal do Pará

Professora Adjunta do Programa de Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal do Oeste do Pará e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia da Universidade Federal do Pará. Ph.D. em Antropologia Cultural e Estudos Latino-Americanos pela Universidade da Flórida.

Publicado

2022-11-03

Como Citar

Munzanzu, C. R., & Barboza, M. S. L. (2022). O Polè: Antropologia e Feitiço em Sala de Aula. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, 54(3). https://doi.org/10.22409/antropolitica2022.i3.a54960

Edição

Secção

Dossiê Temático