O Polè: Antropologia e Feitiço em Sala de Aula
DOI :
https://doi.org/10.22409/antropolitica2022.i3.a54960Mots-clés :
Ensino de Antropologia; Mulheres Negras; Expansão e interiorização do ensino superior; Pandemia da Covid-19.Résumé
O artigo tem como objetivo apresentar e analisar duas experiências de sala de aula dos cursos de antropologia e arqueologia da Universidade Federal do Oeste do Pará. O contexto em que essas experiências se desenrolam é marcado pela sobreposição de uma política de governo baseada na explicitação brutal do racismo contra a população negra e indígena, que resultou numa gestão trágica da Pandemia da Covid-19 causando a morte de 600 mil pessoas, e de ataques diretos às universidades públicas. Ainda assim, não interrompemos o nosso “trabalho” cotidiano de entrar em nossas salas de aula, mesmo as virtuais, com a disposição para criar comunidades e montar estratégias para desafiar a ordem anti-negra e racista vigente. O artigo é uma composição da escrita sensível de duas amigas educadoras que se conheceram no front dentro da Universidade. Os relatos que seguem foram elaborados à luz da tese de Conceição Evaristo sobre a “escrevivência”. Por isso, a centralidade do relato livre, que teoriza e dialoga com um acervo de ideias e referenciais epistemológicos próprios de um pensamento negro transatlântico, com essa base de reflexão utilizamos a categoria “feitiço” e a ideia de “epistemologias do transe”.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Carla Ramos Munzanzu, Myrian Sá Leitão Barboza 2022

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.