Fazendo pesquisas em movimento: reflexões sobre minha trajetória acadêmica entre Brasil, Inglaterra e Canadá
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica.i.a60574Palabras clave:
Migrações, Mobilidade acadêmica, Retorno.Resumen
Este breve ensaio parte das minhas experiências pessoais de deslocamentos transnacionais entre Brasil, Inglaterra e Canadá. Reflito sobre as noções e experiências sociais de retorno e de ilusão biográfica (BOURDIEU, 1996) na vida de migrantes e pesquisadores, colocando em justaposição meus deslocamentos individuais e os projetos de pesquisa em que venho trabalhando desde 2013, quando iniciei o mestrado, até 2022, quando iniciei o pós-doutorado. Ao analisar minha própria trajetória acadêmica, marcada pela descontinuidade espacial e institucional, e atravessada por pesquisas distintas relacionadas às migrações transnacionais, reflito sobre alguns dos principais dilemas profissionais e existenciais contemporâneos apresentados a antropólogos recém-formados. Pesquisadores recém-doutores encontram um mercado de trabalho crescentemente competitivo e excludente em que a internacionalização torna-se uma estratégia de sobrevivência profissional fundamental. Também apresento um breve testemunho sobre o impacto da pandemia de Covid-19 na minha pesquisa de doutorado, cujo trabalho de campo se daria originalmente em 2020.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Júlio D’ Angelo Davies

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.