Fazendo pesquisas em movimento: reflexões sobre minha trajetória acadêmica entre Brasil, Inglaterra e Canadá
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica.i.a60574Palavras-chave:
Migrações, Mobilidade acadêmica, Retorno.Resumo
Este breve ensaio parte das minhas experiências pessoais de deslocamentos transnacionais entre Brasil, Inglaterra e Canadá. Reflito sobre as noções e experiências sociais de retorno e de ilusão biográfica (BOURDIEU, 1996) na vida de migrantes e pesquisadores, colocando em justaposição meus deslocamentos individuais e os projetos de pesquisa em que venho trabalhando desde 2013, quando iniciei o mestrado, até 2022, quando iniciei o pós-doutorado. Ao analisar minha própria trajetória acadêmica, marcada pela descontinuidade espacial e institucional, e atravessada por pesquisas distintas relacionadas às migrações transnacionais, reflito sobre alguns dos principais dilemas profissionais e existenciais contemporâneos apresentados a antropólogos recém-formados. Pesquisadores recém-doutores encontram um mercado de trabalho crescentemente competitivo e excludente em que a internacionalização torna-se uma estratégia de sobrevivência profissional fundamental. Também apresento um breve testemunho sobre o impacto da pandemia de Covid-19 na minha pesquisa de doutorado, cujo trabalho de campo se daria originalmente em 2020.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Júlio D’ Angelo Davies
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.