RIVERA CUSICANQUI, Silvia. Un mundo Ch’ixi Es Posible: Ensayos Desde un Presente en Crisis. Buenos Aires: Tinta Limón, 2018.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2021.i51.a45598

Palabras clave:

ch'ixi, Bolívia, Descolonização, Epistemologias indígenas

Resumen

A resenha analisa o mais recente livro da socióloga boliviana Silvia Rivera Cusicanqui. Os quatro ensaios contidos na obra retomam o uso do termo aymara ch’ixi (abigarrado), além de vários outros conceitos nessa língua andina, para pensar a realidade boliviana dos tempos atuais (qhipnayra). O livro traz ainda uma série de reflexões sobre a relação “bovarista” dos intelectuais mestiços latino-americanos com o contexto colonial que vivem em seus países (exortando-os a reconhecerem sua potência pa chuyma – duplas entranhas –, em lugar de permanecer nessa alienação) e retoma as obras de diversos autores bolivianos do século XX para demonstrar que os chamados “estudos decoloniais” não constituem uma novidade, e sim uma usurpação. Também tece críticas ao governo Evo Morales (2006-2019) como exemplo típico dos impasses vividos pelo novo progressismo latino-americano nas duas últimas décadas – considerados não só como parte de uma crise de valores, mas de uma crise epistêmica muito mais ampla.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Spensy Kmitta Pimentel, Universidade Federal do Sul da Bahia

Doutor e Mestre em Antropologia pela Universidade de São Paulo. Professor na Universidade Federal do Sul da Bahia. Líder do Grupo de Pesquisa Comunidades e(m) Autonomia no Sul da Bahia.

Publicado

2021-04-19

Cómo citar

Pimentel, S. K. (2021). RIVERA CUSICANQUI, Silvia. Un mundo Ch’ixi Es Posible: Ensayos Desde un Presente en Crisis. Buenos Aires: Tinta Limón, 2018. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, (51). https://doi.org/10.22409/antropolitica2021.i51.a45598

Número

Sección

Resenhas