Apresentação: Por uma antropologia das elites no Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2021.i53.a52471

Palabras clave:

Elites, Elites brasileiras, Antropologia das Elites

Resumen

O texto introdutório do Dossiê tem como objetivo apresentar aos/às interessados/as o tema das elites nas ciências sociais, além de situá-los quanto ao estado da arte em que se encontram os estudos antropológicos sobre tais grupos no cenário internacional, ao modo de um sobrevôo, e no Brasil em especíifco, com relevo para pesquisas e pesquisadores que se debruçaram sobre o tema, mesmo não sendo de forma explícita. Dessa forma, esta introdução buscou destacar como muitas dessas investigações realizadas muitas vezes na fronteira ou entranhadas em pesquisas de Antropologia Política, Antropologia do Direito, Antropologia do Estado, Antropologia Urbana e do Consumo, contribuíram de modo determinante para iluminar as questões que dizem respeito às elites nacionais, desde sua formação histórica, econômica até o momento atual. Propondo linhas gerais de uma agenda para a investigação antropológica das elites em nosso país, a Introdução apresenta uma amostra de textos selecionados que apresentam ao público leitor aspectos cruciais da virada neoconservadora e ultra/neoliberal para a extrema direita pela qual passamos, assim como mostram outros momentos e formas de articulação entre as elites nacionais e internacionais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Laura Graziela Gomes, Universidade Federal Fluminense

Professora Titular do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Ciências Humanas (Antropologia) pela Universidade de São Paulo (1997). Membro do Comitê Editorial da Revista Antropolítica.

Antonio Motta, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Titular da Universidade Federal de Pernambuco. Doutor em Antropologia Social e Etnologia pela École des Hautes Études em Sciences Socilaes de Paris.

Antonio Carlos de Souza Lima, Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Titular Aposentado de Etnologia e Colaborador Voluntário do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social/Departamento de Antropologia, Museu Nacional-Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor em antropologia social pelo PPGAS (1992). Coordenador da Área de Antropologia e Arqueologia junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Publicado

2021-12-02 — Actualizado el 2021-12-06

Versiones

Cómo citar

Gomes, L. G., Motta, A., & Souza Lima, A. C. de. (2021). Apresentação: Por uma antropologia das elites no Brasil. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, (53). https://doi.org/10.22409/antropolitica2021.i53.a52471 (Original work published 2 de diciembre de 2021)

Número

Sección

Dossiê Temático