Territórios em engendramento na Amazônia Brasileira: Resex Marinhas rumo ao “terrestre”
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica.i.a54790Palabras clave:
Engendramento, "Terrestre", Resex Marinhas, Conselhos Deliberativos, Amazônia brasileira.Resumen
Neste artigo são consideradas as reflexões sobre o “terrestre” como ator político em Latour (2017), sobre a ambientalização a partir de Leite Lopes (2006) e sobre a democracia para pensar a política em Lefort (1986), para analisar a situação dos municípios costeiros do estado do Pará - Curuçá e São João da Ponta - onde foram implantadas Reservas Extrativistas Marinhas em 2002. Com os dados levantados através de observações diretas, análise documental e entrevistas, procura-se então demonstrar como as mudanças trazidas pelas Resex podem ser relevantes em uma dinâmica de engendramento ilustrativa do envolvimento nesses processos de atores diversos, inclusive não humanos. As mudanças observadas resultaram da disponibilidade de instrumentos de ação pública - como o Plano de Manejo e o Conselho Deliberativo – apropriados coletivamente por técnicos, políticos e grupos locais, e da politização produzida no Conselho Deliberativo orientada pelo compromisso entre as comunidades usuárias da Resex, os técnicos e os políticos em ações participantes da emergência de novos territórios.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Maria José da SIlva Aquino Teisserenc, Pierre Teisserenc
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.