Entre peanut butter e pé-de-moleque: incursões comparativas sobre os arranjos decisórios de maioria da Suprema Corte norte-americana e do Supremo Tribunal Federal do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica.i.a55504Palabras clave:
Lógica do contraditório, Formações discursivas, Formação de consenso decisório.Resumen
A partir da comparação por contraste entre a formação das decisões colegiadas da Suprema Corte dos EUA (Scotus) e do Supremo Tribunal Federal Brasileiro (STF), orientadas pelo princípio da maioria, o presente trabalho problematiza a afirmação, corrente no campo jurídico brasileiro, de que o STF teria sido forjado à imagem e semelhança da Suprema Corte norte-americana, afirmação que aproxima os dois sistemas.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Fernanda Duarte Lopes Lucas da Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.