A alimentação fitness: corpo e comida na contemporaneidade

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2023.i1.a56147

Palabras clave:

Cultura alimentar, Universo fitness, Corporalidade.

Resumen

Dentre a diversidade de práticas alimentares e crenças nutricionais que existem na contemporaneidade, visamos a explorar a relação entre uma dieta e uma forma corporal que se tornou conhecida como alimentação fitness, com a finalidade de compreender as particularidades dessa recente e crescente configuração da alimentação contemporânea. Para atingir esse objetivo, propusemos uma pesquisa qualitativa, com utilização de entrevistas a partir de dois critérios: a autoidentificação e a evidência do formato corporal que caracteriza o pertencimento ao estilo de vida correspondente. Para maior compreensão do fenômeno, também realizamos observação participante em dois locais frequentados pelos sujeitos da análise. Como resultados, foi possível identificar o uso de discursos científicos para defender nutrientes, eficácia de um padrão alimentar que inclui produtos, modos de preparo e horários, entre outras variáveis consideradas essenciais para obter o formato do corpo desejado – hipertrofiado e com baixo índice de gordura. Tal corpo, apesar de percebido como o produto de uma responsabilidade individual, é amparado em discursos de várias modalidades de profissionais da saúde, da mídia e de outros membros que adotam o mesmo estilo de vida. Também pudemos aferir, contudo, que a mudança dos hábitos alimentares para inserção e aceitação no universo fitness afeta a sociabilidade dos sujeitos, em especial no espaço familiar, mas também a entrada e a permanência em novos grupos de pares, afastando os sujeitos de grupos antigos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Neuza Cristina Gomes Costa, Universidade Federal de Mato Grosso

Docente do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso. Doutora em Estudos de Cultura Contemporânea pela Universidade Federal de Mato Grosso.

Juliana Abonizio, Universidade Federal de Mato Grosso

Docente do Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Mato Grosso. Doutora em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Publicado

2023-04-03

Cómo citar

Costa, N. C. G., & Abonizio, J. . (2023). A alimentação fitness: corpo e comida na contemporaneidade. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, 55(1). https://doi.org/10.22409/antropolitica2023.i1.a56147

Número

Sección

Dossiê Temático