A alimentação fitness: corpo e comida na contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2023.i1.a56147Palavras-chave:
Cultura alimentar, Universo fitness, Corporalidade.Resumo
Dentre a diversidade de práticas alimentares e crenças nutricionais que existem na contemporaneidade, visamos a explorar a relação entre uma dieta e uma forma corporal que se tornou conhecida como alimentação fitness, com a finalidade de compreender as particularidades dessa recente e crescente configuração da alimentação contemporânea. Para atingir esse objetivo, propusemos uma pesquisa qualitativa, com utilização de entrevistas a partir de dois critérios: a autoidentificação e a evidência do formato corporal que caracteriza o pertencimento ao estilo de vida correspondente. Para maior compreensão do fenômeno, também realizamos observação participante em dois locais frequentados pelos sujeitos da análise. Como resultados, foi possível identificar o uso de discursos científicos para defender nutrientes, eficácia de um padrão alimentar que inclui produtos, modos de preparo e horários, entre outras variáveis consideradas essenciais para obter o formato do corpo desejado – hipertrofiado e com baixo índice de gordura. Tal corpo, apesar de percebido como o produto de uma responsabilidade individual, é amparado em discursos de várias modalidades de profissionais da saúde, da mídia e de outros membros que adotam o mesmo estilo de vida. Também pudemos aferir, contudo, que a mudança dos hábitos alimentares para inserção e aceitação no universo fitness afeta a sociabilidade dos sujeitos, em especial no espaço familiar, mas também a entrada e a permanência em novos grupos de pares, afastando os sujeitos de grupos antigos.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Neuza Cristina Gomes Costa, Juliana Abonizio
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.