A alimentação fitness: corpo e comida na contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2023.i1.a56147Palavras-chave:
Cultura alimentar, Universo fitness, Corporalidade.Resumo
Dentre a diversidade de práticas alimentares e crenças nutricionais que existem na contemporaneidade, visamos a explorar a relação entre uma dieta e uma forma corporal que se tornou conhecida como alimentação fitness, com a finalidade de compreender as particularidades dessa recente e crescente configuração da alimentação contemporânea. Para atingir esse objetivo, propusemos uma pesquisa qualitativa, com utilização de entrevistas a partir de dois critérios: a autoidentificação e a evidência do formato corporal que caracteriza o pertencimento ao estilo de vida correspondente. Para maior compreensão do fenômeno, também realizamos observação participante em dois locais frequentados pelos sujeitos da análise. Como resultados, foi possível identificar o uso de discursos científicos para defender nutrientes, eficácia de um padrão alimentar que inclui produtos, modos de preparo e horários, entre outras variáveis consideradas essenciais para obter o formato do corpo desejado – hipertrofiado e com baixo índice de gordura. Tal corpo, apesar de percebido como o produto de uma responsabilidade individual, é amparado em discursos de várias modalidades de profissionais da saúde, da mídia e de outros membros que adotam o mesmo estilo de vida. Também pudemos aferir, contudo, que a mudança dos hábitos alimentares para inserção e aceitação no universo fitness afeta a sociabilidade dos sujeitos, em especial no espaço familiar, mas também a entrada e a permanência em novos grupos de pares, afastando os sujeitos de grupos antigos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Neuza Cristina Gomes Costa, Juliana Abonizio
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.