“Ligando os pontos”: petróleo, educação ambiental e mobilização quilombola na “Bacia de Campos”, Brasil

Auteurs

  • Paula S. Dias

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https://doi.org/10.22409/antropolitica2014.0i37.a41608

Mots-clés:

Desenvolvimento, governança, petróleo, educação ambiental, comunidades quilombolas

Résumé

O atual período de desenvolvimento acelerado no Brasil tem sido acompanhado pela implementação de políticas de mitigação de impactos sociais através do licenciamento ambiental. Este artigo apresenta uma análise sobre as práticas políticas de comunidades quilombolas, empresas petroleiras e funcionários do IBAMA dentro de projetos de educação ambiental no âmbito do licenciamento ambiental do petróleo na “Bacia de Campos”. O artigo argumenta que as diretrizes e planos de trabalho de educação ambiental visam modos de organização política que não correspondem aos modos de organização política e social de comunidades quilombolas. Devido a essa lacuna entre diretriz e prática, as práticas de lideranças quilombolas frequentemente entram em conflito com as diretrizes de educação ambiental, e são julgadas a partir dos ideais de participação contidos nessas diretrizes. No entanto, as lideranças quilombolas também aprendem a negociar com a equipe executora do projeto, participando ativamente de disputas em torno do caráter político e moral de certas práticas para alcançar suas demandas. O material etnográfico apresentado nesse artigo sugere que as práticas participativas ligadas ao desenvolvimento podem criar espaços de diálogo entre lideranças comunitárias, funcionários de empresas e consultoras e agentes governamentais. O artigo conclui que esses espaços de diálogo podem, em casos específicos, resultar em breves deslocamentos nas relaç.es de poder, gerando pequenos ganhos para as comunidades participantes.

 

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Publiée

2015-02-11

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático