“Ligando os pontos”: petróleo, educação ambiental e mobilização quilombola na “Bacia de Campos”, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2014.0i37.a41608Palavras-chave:
Desenvolvimento, governança, petróleo, educação ambiental, comunidades quilombolasResumo
O atual período de desenvolvimento acelerado no Brasil tem sido acompanhado pela implementação de políticas de mitigação de impactos sociais através do licenciamento ambiental. Este artigo apresenta uma análise sobre as práticas políticas de comunidades quilombolas, empresas petroleiras e funcionários do IBAMA dentro de projetos de educação ambiental no âmbito do licenciamento ambiental do petróleo na “Bacia de Campos”. O artigo argumenta que as diretrizes e planos de trabalho de educação ambiental visam modos de organização política que não correspondem aos modos de organização política e social de comunidades quilombolas. Devido a essa lacuna entre diretriz e prática, as práticas de lideranças quilombolas frequentemente entram em conflito com as diretrizes de educação ambiental, e são julgadas a partir dos ideais de participação contidos nessas diretrizes. No entanto, as lideranças quilombolas também aprendem a negociar com a equipe executora do projeto, participando ativamente de disputas em torno do caráter político e moral de certas práticas para alcançar suas demandas. O material etnográfico apresentado nesse artigo sugere que as práticas participativas ligadas ao desenvolvimento podem criar espaços de diálogo entre lideranças comunitárias, funcionários de empresas e consultoras e agentes governamentais. O artigo conclui que esses espaços de diálogo podem, em casos específicos, resultar em breves deslocamentos nas relaç.es de poder, gerando pequenos ganhos para as comunidades participantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.