Apresentação: Mercados Populares, Ilegalismos e suas Regulações pela Violência

Auteurs

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2020.i50.a47749

Mots-clés:

Mercados, Ilegalismos, Conflitos, Violência, Política

Résumé

O texto versa sobre os mercados dos ilegalismos, considerados estruturantes e distintivos das economias neocoloniais, periféricas, dependentes ou subdesenvolvidas ou, paradoxalmente, parte do “museu de grandes novidades” da racionalidade política contemporânea descrita enquanto neoliberal. Os autores discorrem sobre como estes, ao acolherem populações pobres, periféricas, migrantes ou refugiadas, se transformam em universo relacional cada vez mais complexo, tendo a dimensão da violência em permanente mutação, dependendo dos interesses e processos legitimadores do uso da força, ao mesmo tempo que compondo e desafiando a ficção moderna da estatalidade. Dessa maneira, ela ora se estabelece como tecnologia de administrar conflitos, ora em mercadoria que se veicula para equilíbrio ou desequilíbrio das relações de poder em tais contextos, podendo desbordar para outros domínios relacionais da sociedade.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Lenin Pires, Universidade Federal Fuminense

Doutor em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense. Professor da Universidade Federal Fluminense, onde atua no Departamento de Segurança Pública e no Programa de Pós-Graduação em Antropologia, no Programa de Pós-Graduação em Justiça e no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito. Coordenador do Laboratório de Estudos sobre Conflitos, Cidadania e Segurança Pública (LAESP/UFF). Seus estudos se voltam para as dinâmicas de circularidade envolvendo sujeitos e objetos nos contextos dos mercados ilegais, segurança pública e mobilidade urbana no Rio de Janeiro e em Buenos Aires, Argentina.

Daniel Veloso Hirata, Universidade Federal Fuminense

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Professor da Universidade Federal Fluminense onde atua no Departamento de Sociologia e Metodologia das Ciências Sociais e no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito. Coordenador do Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos (GENI/UFF). Tem como interesse de pesquisa os mercados informais, ilegais e ilícitos e suas formas de controle social em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Salvador Aranda Maldonado, Centro de Estudos Antropológicos, Colegio de Michoacán

Doutor em Antropologia pela Universidade Autónoma Metropolitana do México. Professor Titular do Centro de Estudos Antropológicos, Colegio de Michoacán, A. C. México. Desenvolve estudos comparativos sobre governanças e procesos de governabilidade através da perspectiva da segurança, violencia e (i)legalidade.

Publiée

2020-12-22

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático