GONÇALVES, Renata de Sá. A Dança Nobre do Carnaval. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2010. 302 p.

Autores

  • Daniel Bitter Doutor em Antropologia pelo IFCS/UFRJ e professor adjunto do Departamento de Antropologia da Universidade Federal Fluminense. Tem realizado pesquisas sobre rituais festivos, sociabilidades urbanas, memória social, cultura material e patrimônio. Membro fun

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2011.1i30.a41930

Resumo

Numa cuidadosa e instigante etnografia, a autora constrói seu objeto de estudo a partir da constatação dos acentuados contrastes entre o casal e os demais componentes, alas e carros alegóricos da agremiação e se questiona, afinal, qual a razão de o núcleo formado pela porta-bandeira, pelo mestre-sala e pela própria bandeira se constituir em um lugar de representação da “tradição”, num espetáculo marcado pelas mudanças e inovações. A Dança Nobre do Carnaval é o resultado de uma tese de doutorado em antropologia sobre as escolas de samba pelo viés da elegante dança deste casal que se caracteriza por trajar indumentárias inspiradas no figurino da nobreza europeia, por executar um repertório coreográfico e gestual específico em intensa interação com o público e finalmente por permitir que a escola ganhe existência concreta.

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Publicado

2011-10-22

Como Citar

Bitter, D. (2011). GONÇALVES, Renata de Sá. A Dança Nobre do Carnaval. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2010. 302 p. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, 1(30). https://doi.org/10.22409/antropolitica2011.1i30.a41930

Edição

Seção

Resenhas