GONÇALVES, Renata de Sá. A Dança Nobre do Carnaval. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2010. 302 p.
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2011.1i30.a41930Resumo
Numa cuidadosa e instigante etnografia, a autora constrói seu objeto de estudo a partir da constatação dos acentuados contrastes entre o casal e os demais componentes, alas e carros alegóricos da agremiação e se questiona, afinal, qual a razão de o núcleo formado pela porta-bandeira, pelo mestre-sala e pela própria bandeira se constituir em um lugar de representação da “tradição”, num espetáculo marcado pelas mudanças e inovações. A Dança Nobre do Carnaval é o resultado de uma tese de doutorado em antropologia sobre as escolas de samba pelo viés da elegante dança deste casal que se caracteriza por trajar indumentárias inspiradas no figurino da nobreza europeia, por executar um repertório coreográfico e gestual específico em intensa interação com o público e finalmente por permitir que a escola ganhe existência concreta.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.