Tramas do cuidado nos limiares da vida e da morte: violência, gênero e tempo nas periferias da cidade de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica.i.a56478Palavras-chave:
Periferias, Violência do Estado, Cuidado, Marcadores Socais da Diferença, Relações de GêneroResumo
Neste texto, trato dos efeitos da violência decorrente de guerras envolvendo homens do Estado e do crime que recaem sobre famílias que moram nas periferias da cidade de São Paulo. Demonstro que os impactos vão muito além dos corpos diretamente vitimados, imiscuindo-se nas relações de familiares e vizinhos, perdurando no tempo. Argumento que a violência, absorvida pela vida ordinária, é experimentada e enfrentada não somente por linhas de raça e classe social, mas também por gênero. Enquanto são os homens que estão diretamente envolvidos em conflitos ligados ao controle de territórios produzidos pela necropolítica – sendo, portanto, as vítimas e os perpetradores diretos de homicídios, agressões e prisões –, sobre as mulheres recaem a dor da perda e as sobrecargas financeiras e emocionais acumuladas pela responsabilidade do cuidado, demandada por aqueles que estão vivos e pela tarefa cotidiana de (re)construir mundos devastados. Sem reafirmar dicotomias de gênero, o objetivo do artigo é demonstrar como a infiltração da violência na vida ordinária produz territórios e subjetividades generificadas. Defendo, enfim, que agenciamentos e estratégias cotidianas realizadas por mulheres para manter a vida são também dimensões produtivas desses territórios, profundamente ancoradas em experiências femininas relacionadas ao árduo, silenciado e criativo trabalho do cuidado.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Milena Mateuzi Carmo
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.