Consumo moral e fetichismo fujoshi entre fãs de séries boys love (BL) no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2024.v56.i3.a58194

Palavras-chave:

Consumo moral, Fandom boys love brasileiro, Fetichismo fujoshi, Séries boys love.

Resumo

Boys love (BL) nomeia um conjunto de produções literárias e audiovisuais de homoerotismo entre homens. Desde o surgimento desse gênero, primeiro na forma de textos de fãs, depois na forma de séries televisivas, há intensos e conturbados debates sobre representação de homens gays e práticas de consumo consideradas fetichistas e hipersexualizadoras. No caso do fandom BL brasileiro, através do método etnográfico digital, com observação participante sistemática e individual entre fãs, mostrarei que a vigilância sobre o consumo alheio se tornou intrínseca ao seu próprio consumo das séries BL, fenômeno que denomino de consumo moral, o qual envolve outras relações de distinção, especificamente das fãs brasileiras não fujoshi das fujoshi. Essa diferenciação produz um reducionismo simbólico que está intrinsecamente associado a discursos e práticas orientalistas, o qual nomeio de fetichismo fujoshi, outro conceito do qual tratarei neste artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Igor Leonardo de Santana Torres, Universidade Federal da Bahia

PhD student in Anthropology at Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal da Bahia.

Referências

SERIES hit number 1 on WeTV. November 21, 2021. Twitter: @WeTVThailand. Google translation. Original title: 4 ซีรีส์ขึ้นแท่นอันดับ 1 บน WeTV. Retrieved from: https://twitter.com/wetvthailand/status/1463100012913512454. Access on: March 5, 2023.

ABURIME, Samantha. Hate narratives, conditioned language and networked harassment: a new breed of anti-shipper and anti-fan – antis. Journal of Fandom Studies, [s. l.], v. 10, n. 2 and 3, p. 135-155, 2022. Retrieved from: https://intellectdiscover.com/content/journals/10.1386/jfs_00060_1. Access on: ay 22, 2023.

ABURIME, Samantha. The influence of transphobia, homonationalism, and anti-Asian prejudice: anti-BL attitudes in English-speaking fandoms. East Asian Journal of Popular Culture, [s. l.], p. 1-10, 2024. Retrieved from: https://intellectdiscover.com/content/journals/10.1386/eapc_00119_1. Access on: June 23, 2024.

ANGLES, Jeffrey. Writing the love of boys: origins of bishōnen culture in modernist Japanese literature. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2011.

BURT, Kayti. Bad Buddy and the subversive sentimentality of BL storytelling. Den of Geek, [s. l.], January 21, 2022. Retrieved from: https://www.denofgeek.com/tv/bad-buddy-and-the-subversive-sentimentality-of-bl-storytelling/. Access on: March 5, 2023.

COHEN, Stanley. Folk devils and moral panics: the creation of the Mods and Rockers. London: Routledge, 2011.

FAVAREL-GARRIGUES, Gilles; TANNER, Samuel; TROTTIER, Daniel. Introducing digital vigilantism. Global Crime, [s. l.], v. 21, n. 3-4, 189-195, 2020. Retrieved from: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/17440572.2020.1750789. Access on: February 11, 2023.

FLORETTA, Jasmine. 5 reasons why Bad Buddy is loved by fans of the Thai series. Magdalene, [s. l.], December 1, 2021. Google translation. Original title: 5 alasan Bad Buddy dicintai penggemar serial Thailand. Retrieved from: https://magdalene.co/story/5-alasan-bad-buddy-dicintai-penggemar-serial-thailand/. Access on: January 13, 2022.

FOUCAULT, Michel. Política da verdade: Paul Rabinow entrevista Michel Foucault. In: RABINOW, Paul. Antropologia da razão: ensaios de Paul Rabinow. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1999. p. 17-25.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: o nascimento das prisões. 42. ed. Petrópolis: Vozes, 2018.

GARLAND, David. On the concept of moral panic. Crime, Media, Culture, [s. l.], v. 4, n. 1, p. 9-30, 2008. Retrieved from: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1741659007087270. Access on: October 15, 2022.

GLUCKMAN, Max. Análise de uma situação social na Zululândia moderna. In: FELDMAN-BIANCO, Bella (org.). Antropologia das sociedades contemporâneas: métodos. 2. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2010.

GOMES, Wilson. O cancelamento da antropóloga branca e a pauta identitária. Folha de S.Paulo, São Paulo, August 11, 2020. Retrieved from: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2020/08/o-cancelamento-da-antropologa-branca-e-a-pauta-identitaria.shtml. Access on: October 12, 2022.

GOMES, Wilson. Vilgilantismo e linchamentos digitais. Cult, São Paulo, November 19, 2021. Retrieved from: https://revistacult.uol.com.br/home/vigilantismo-e-linchamentos-digitais/. Access on: October 12, 2022.

HINE, Christine. A internet 3E: uma internet incorporada, corporificada e cotidiana. Cadernos de Campo, São Paulo, v. 29, n. 2, p. 1-42, 2020. Retrieved from: https://www.revistas.usp.br/cadernosdecampo/article/view/181370. Access on: June 5, 2021.

ISHIDA, Hitoshi. Representational appropriation and the autonomy of desire in yaoi/BL. In: MCLELLAND, Mark et al. (ed.). Boys love manga and beyond: history, culture, and community in Japan. Jackson: University Press of Mississippi, 2015. p. 210-232.

IT’S STRONG and can’t stand it, becoming the number 1 Y series podium on WeTV. November 15, 2021. Twitter: @WeTVThailand. Google translation. Original title: มาแรงแบบฉุดไม่อยู่ขึ้นแท่นซีรีส์วายอันดับ 1 บน WeTV. Retrieved from: https://twitter.com/wetvthailand/status/1460110310422073344. Access on: March 5, 2023.

JENKINS, Henry. Textual poachers: television fans and participatory culture. New York: Routledge, 1992.

LATOUR, Bruno. A ligeira surpresa da ação: fatos, fetiches, fatiches. In: LATOUR, Bruno. A esperança de Pandora: ensaios sobre a realidade dos estudos científicos. Bauru: EDUSC, 200. p. 305-334.

LEE, Hye-Kyung. Transnational cultural fandom. In: DUITS, Linda; ZWAAN, Koos; REIJNDERS, Stijn (ed.). The Ashgate research companion to fan cultures. Farnham: Ashgate Publishing Limited, 2014. p. 195-207.

LEVI, Antonia; MCHARRY, Mark; PAGLIASSOTTI, Dru (ed.). Boys love manga: essays on the sexual ambiguity and cross-cultural fandom of the genre. North Carolina: McFarland & Company, 2008.

MARCONI, Marina; LAKATOS, Eva. Fundamentos de metodologia científica. 5th ed. São Paulo: Atlas 2003.

MCLELLAND, Mark; WELKER, James. An introduction to “boys love” in Japan. In: MCLELLAND, Mark et al. (ed.). Boys love manga and beyond: history, culture, and community in Japan. Jackson: University Press of Mississippi, 2015. p. 3-20.

MILLER, Daniel; SLATER, Don. Etnografia on e off-line: cibercafés em Trinidad. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 10, n. 21, p. 41-65, 2004. Retrieved from: https://www.scielo.br/j/ha/a/byXgK3hjvpRs4snhb8MSbGy/?lang=pt#. Access on: March 18, 2022.

MOUFFE, Chantal. Democracia, cidadania e a questão do pluralismo. Política e Sociedade, Curitiba, v. 2, n. 3, p. 11-23, 2003. Retrieved from: https://periodicos.ufsc.br/index.php/politica/article/view/2015. Access on: October 2, 2022.

NAGAIKE, Kazumi. Do heterosexual men dream of homosexual men? BL fudanshi and discourse on male feminization. In: MCLELLAND, Mark et al. (ed.). Boys love manga and beyond: history, culture, and community in Japan. Jackson: University Press of Mississippi, 2015. p. 189-209.

NG, Eve. Cancel culture: a critical analysis. Cham: Palgrave Macmillan, 2022.

PEREIRA, Cláudia; SICILIANO, Tatiana; ROCHA, Everaldo. Consumo de experiência e experiência de consumo: uma discussão conceitual. LOGOS 43, [s. l.], v. 22, n. 2, p. 6-17, 2015. Retrieved from: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/logos/article/view/19523. Access on: June 3, 2021.

PRASANNAM, Natthanai. The yaoi phenomenon in Thailand and fan/industry interaction. Plaridel, [s. l.], v. 16, n. 2, p. 63-89, 2019. Retrieved from: http://www.plarideljournal.org/article/the-yaoi-phenomenon-in-thailand-and-fan-industry-interaction/. Access on: July 1, 2021.

PIRES, Rogério. Fetichismo religioso, fetichismo da mercadoria, fetichismo sexual: transposições e conexões. Revista de Antropologia, São Paulo, v. 57, n. 1, p. 347-391, 2014. Retrieved from: https://www.revistas.usp.br/ra/article/view/87763. Access on: October 11, 2022.

RECUERO, Raquel. Atos de ameaça à face e à conversação em redes sociais na internet. In: PRIMO, Alex (org.). Interações em rede. Porto Alegre: Sulina, 2013. p. 1-15. Retrieved from: http://www.raquelrecuero.com/arquivos/rascunhoatosdeameaca.pdf. Access on: October 11, 2022.

SAID, Edward. Orientalism. Penguin Books: London, 2003.

SUZUKI, Midori. The possibilities of research on fujoshi in Japan. Transformative Works and Cultures, n. 12, 2013. Retrieved from: https://journal.transformativeworks.org/index.php/twc/article/view/462. Access on: October 12, 2022.

TORRES, Igor. Atravessamentos afetivos, morais e políticos na experiência de consumo de séries boys love (BL) no Brasil. 2023. Master’s thesis (Master in Social Anthropology) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. Retrieved from: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51379. Access on: April 2, 2023.

Publicado

2024-08-16

Como Citar

Torres, I. L. de S. (2024). Consumo moral e fetichismo fujoshi entre fãs de séries boys love (BL) no Brasil. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, 56(3). https://doi.org/10.22409/antropolitica2024.v56.i3.a58194

Edição

Secção

Artigos