Consumo moral e fetichismo fujoshi entre fãs de séries boys love (BL) no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2024.v56.i3.a58194Palavras-chave:
Consumo moral, Fandom boys love brasileiro, Fetichismo fujoshi, Séries boys love.Resumo
Boys love (BL) nomeia um conjunto de produções literárias e audiovisuais de homoerotismo entre homens. Desde o surgimento desse gênero, primeiro na forma de textos de fãs, depois na forma de séries televisivas, há intensos e conturbados debates sobre representação de homens gays e práticas de consumo consideradas fetichistas e hipersexualizadoras. No caso do fandom BL brasileiro, através do método etnográfico digital, com observação participante sistemática e individual entre fãs, mostrarei que a vigilância sobre o consumo alheio se tornou intrínseca ao seu próprio consumo das séries BL, fenômeno que denomino de consumo moral, o qual envolve outras relações de distinção, especificamente das fãs brasileiras não fujoshi das fujoshi. Essa diferenciação produz um reducionismo simbólico que está intrinsecamente associado a discursos e práticas orientalistas, o qual nomeio de fetichismo fujoshi, outro conceito do qual tratarei neste artigo.
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