La violencia doméstica e intrafamiliar como experiencia educativa en la visión de padres y madres

Autores/as

Palabras clave:

violencia doméstica; azotes; educación; familias.

Resumen

Buscamos comprender los significados dados a la violencia doméstica e intrafamiliar contra niños y adolescentes como experiencia educativa, en la visión de padres y madres. Se trata de una investigación cualitativa basada en los fundamentos teóricos y metodológicos del materialismo histórico y dialéctico, realizada a través de entrevistas semiestructuradas. Participaron ocho (8) padres o madres. El análisis de los datos se hizo por medio de núcleos de significado. Identificamos que el concepto de violencia es subjetivo y construido dentro de la singularidad de cada familia. Aunque los participantes consideren la violencia como algo nocivo, ella es normalizada y justificada por cuestiones como el cuidado, la disciplina, el amor, el respeto y las atribuciones sociales. Observamos el factor transgeneracional en la perpetuación de la violencia doméstica/intrafamiliar. En este caso, notamos una disminución en la intensidad del uso de la violencia a lo largo de las generaciones, considerada como un camino para el debilitamiento de esas prácticas.

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Biografía del autor/a

Isaque Alves, Universidade Federal de Catalão

Graduado (2023) do curso de Psicologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Possui participação do projeto de extensão “Pontes para Educação Superior” (2018). Participou do projeto de extensão “Brinquedoteca Hospitalar”, realizado na Santa Casa de Catalão (2018), foi monitor na graduação em Psicologia (2019), participou do projeto de extensão “Projeto Paralímpico Catalão” (2020), participou do projeto de pesquisa “Identidade-metamorfose-emancipação: processos de construção e transformação” (2021). Foi bolsista do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC), trabalhando com o projeto de pesquisa “Violência, gênero e família: implicações na psicologia e sociedade” (2022). Atuou como estagiário de apoio na escola municipal Patotinha (2021). E-mail: alves.isaque22@gmail.com

Adriane Erbs de Abreu, Universidade Federal de Catalão

Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Catalão (2022). Foi bolsista de Iniciação Científica do CNPq (2022) na área de Ciências da Natureza e Formação de Professores e bolsista voluntária (2021) na área de Psicologia Escolar e Medicalização. Membro do Grupo de Pesquisas “Teoria histórico-cultural e processos psicossociais da UFCAT (Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil, Lattes-CNPq). Mestranda em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (2022-atual). Atua como psicóloga clínica pela abordagem histórico-cultural, com foco em demandas referentes à adolescência, comunidade LGBTQIA+ e autismo. E-mail: adriane.erbs@gmail.com

Jhulianne Oliveira Santos, Universidade Federal de Catalão

Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Catalão (2022). Pós-graduanda em Saúde mental, psicopatologia e Atenção Psicossocial (2022 - atual). Atuou em estágio como professora de apoio à educação infantil na escola municipal Nilza Ayres Pires (2022). Participou do Projeto de extensão Saúde Mental C.D (2020), ACE: Análise do Comportamento em Estudo (2018), PREPARA: Projeto de Rotinas de Estudo Para Atingir Resultados e Autonomia (2020). Atua como Atendente Terapêutica com crianças autistas pela clínica Neurointegrar (2023). E-mail: jhulianneoliveirasantos@gmail.com

Tatiana Machiavelli Carmo Souza, Universidade Federal de Catalão

Professora Associada no curso de Psicologia da Universidade Federal Catalão (UFCAT) e professora permanente do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Pós-doutora (2022) no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos da Universidade Federal de Goiás. Doutora (2012) e Mestra (2009) em Serviço Social pela Unesp/Franca. Especialista em Políticas Públicas e Justiça de Gênero (2021) pela CLACSO. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (2003). Líder do Grupo de Pesquisas "Teoria histórico-cultural e processos psicossociais" e membro do Grupo de Pesquisas "Dialogus - Estudos Interdisciplinares em Gênero, Cultura e Trabalho", ambos da UFCAT (Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, Lattes-CNPq). Membro do GT “A Psicologia sócio-histórica e o contexto brasileiro de desigualdade social” (Anpepp). Avaliadora de cursos de graduação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Revisora de periódicos de nível nacional e internacional. Apresenta experiência profissional em Psicologia Social atuando principalmente nos seguintes temas: gênero e violência contra mulheres, famílias, políticas públicas e subjetividade. Mãe de dois filhos, esteve em licença maternidade em 2011 e 2019. E-mail: tatimachiavelli@yahoo.com.br

Citas

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Publicado

2024-10-16

Número

Sección

Artigos