Condicionantes e efeitos psicossociais da gravidez em alunas adolescentes do ensino secundário público

Autores

Palavras-chave:

Gravidez na adolescência; Ensino secundário; Saúde mental.

Resumo

A gravidez na adolescência é considerada como um importante problema de saúde pública que preocupa diversos países do mundo, pois a sua ocorrência pode acarretar sérias consequências físicas, psíquicas e sociais na rapariga. Este estudo teve objetivo de compreender os condicionantes e as implicações psicossociais da gravidez em alunas adolescentes de uma Escola Secundária pública situada na cidade Nampula. Foi realizado um estudo exploratório e de natureza qualitativa por meio de entrevistas a 51 alunas da 8ª a 10ª classe.  A análise dos dados foi com auxílio da técnica de análise se conteúdo, temática.  Os resultados indicam que maioria das participantes concebeu antes de completar 18 anos de idade. A imposição por parte dos parceiros para não usar camisinha no ato sexual, falta de dialogo/conversa familiar sobre sexualidade e dos métodos de planeamento familiar, falta de condições materiais e financeiras e, receio/vergonha de usar métodos de planeamento familiar foram apontados como principais fatores da gravidez na adolescência. A gravidez precoce nas alunas pesquisadas ocasionou várias consequências psicossociais destacando-se: medo, tristeza, arrependimento, desânimo, atraso nos estudos e tornar-se mãe ainda cedo, isto é, sem completar 18 anos de idade. Urge a necessidade da implementação de políticas de assistência estudantil, de programas de acompanhamento psicossocial e de educação sexual na escola, bem como a realização de futuras pesquisas de natureza qualitativa em diferentes escolas para melhor compreender o fenômeno estudado e sugerir medidas de prevenção, mitigação e combate mais eficazes. 

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Biografia do Autor

Gildo Aliante, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Departamento de Psicologia Social e Institucional

Celestino Gabriel Alexandre, Centro de Saúde 25 de Setembro

Licenciado em Psicologia Social e das Organizações com habilitações pela Universidade Rovuma (UR) – Moçambique. Técnico de Laboratório no Centro de Saúde 25 de Setembro, Cidade de Nampula

Bonciano Hilário Saquina, Universidade Rovuma

Mestre em Administração e Gestão da Educação e, Licenciado em Psicologia e Pedagogia pela Universidade Pedagógica – Moçambique. Docente da Faculdade de Educação e Psicologia na Universidade Rovuma, Nampula

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Publicado

2021-12-21

Edição

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Artigos