PRONOMES RESUMPTIVOS EM PORTUGUÊS BRASILEIRO INFANTIL: DADOS DE PRODUÇÃO E COMPREENSÃO

Autores

  • Elaine Bicudo Grolla USP
  • Marina Rosa Ana Augusto UERJ

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2014n49a10

Palavras-chave:

orações relativas, estruturas de tópico-comentário, pronomes resumptivos, lacunas, métodos experimentais

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de três estudos que investigaram a produção e a compreensão de pronomes resumptivos (PRs) por crianças e adultos falantes de português brasileiro (PB) como língua materna. PRs em diversas posições sintáticas foram testados e os resultados sugerem que seu uso em PB é limitado, parecendo estar condicionado à posição sintática de extração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Bicudo Grolla, USP

É professora na Universidade de São Paulo. Possui bacharelado e mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Obteve o título de doutora em Linguística pela Universidade de Connecticut, EUA. Desenvolve pesquisa sobre a aquisição de diversos aspectos da sintaxe do português brasileiro. Além de seu trabalho com aquisição de primeira língua, também desenvolve pesquisa sobre a aquisição do português brasileiro como segunda e terceira língua.

Marina Rosa Ana Augusto, UERJ

É doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde atua na graduação e na pós-graduação; é membro do Grupo de Pesquisa em Psicolínguística e Aquisição da Linguagem(GPPAL) e do Laboratório de Psicolinguística e Aquisição da Linguagem (LAPAL/Puc-Rio).

Downloads

Publicado

2014-12-30

Como Citar

GROLLA, E. B.; AUGUSTO, M. R. A. PRONOMES RESUMPTIVOS EM PORTUGUÊS BRASILEIRO INFANTIL: DADOS DE PRODUÇÃO E COMPREENSÃO. Cadernos de Letras da UFF, v. 24, n. 49, 30 dez. 2014.