LATIM E CIÊNCIA: PERSPECTIVAS NA TRADUÇÃO DO LATIM CIENTÍFICO

Autores

  • Leonardo Ferreira Kaltner UFF

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2014n48a126

Palavras-chave:

Estudos de Tradução, Linguística Textual, Língua Latina

Resumo

Consiste o presente artigo em um estudo sobre as perspectivas interdisciplinares que se apresentam na tradução de textos científicos, tendo como eixo de debate os Estudos de Tradução, a Linguística Textual e a Língua Latina. Apresentamos a tradução de um excerto da Historia Naturalis Palmarum (História Natural das Palmeiras), escrita no século XIX, pelo botânico Carl Friedrich Philipp von Martius (1794 – 1868), um dos pioneiros na descrição da flora brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Ferreira Kaltner, UFF

Professor adjunto de Língua e Literatura Latinas da Universidade Federal Fluminense. Atua como docente no Programa de Pós-Graduação “Stricto Sensu” em Estudos da Linguagem da Universidade Federal Fluminense. Atualmente, desenvolve o Projeto de Pesquisa “O Latim Científico na obra Historia Naturalis Palmarum de Carl Friedrich Philipp von Martius (1794-1868)”, em que pesquisa o uso do Latim pela Ciência. Recentemente, publicou o livro Escrever sobre a Areia: estudos culturais sobre o Brasil do século XVI (Ed. Sapere, 2013), sobre a poesia novilatina do Pe. José de Anchieta, SJ (1534-1597).

Downloads

Publicado

2014-07-30

Como Citar

KALTNER, L. F. LATIM E CIÊNCIA: PERSPECTIVAS NA TRADUÇÃO DO LATIM CIENTÍFICO. Cadernos de Letras da UFF, v. 24, n. 48, 30 jul. 2014.

Edição

Seção

Dossiê