DAS ASPAS INVISÍVEIS EM “THE DEAD’. [LILY, GABRIEL E O VENTRILOQUISMO DO NARRADOR JOYCEANO]

Autores

  • Omar Rodovalho UNICAMP
  • Fabio Akcelrud Durão UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2014n48a130

Palavras-chave:

Dubliners, James Joyce, tradução

Resumo

Existindo já, em português, sete traduções integrais do Dubliners de James Joyce e pelo menos outras duas a ponto de serem publicadas, interessará ao presente artigo discutir alguns dos aspectos desses 15 contos que seguem chamando a atenção dos críticos e permitem estabelecer um link direto com a prosa mais madura do autor, link esse que mal se permite ver nas traduções de que atualmente dispomos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Omar Rodovalho, UNICAMP

    Doutorando em Letras pela Unicamp. Defendeu seu mestrado em março de 2013, uma retradução crítica do Dubliners de James Joyce acompanhada de reflexões sobre o ato de traduzir e as versões que o precederam. Atualmente no doutorado, sob orientação de Fabio Durão, estuda as zonas de indeterminação de sentido no Ulysses e a forma como estas foram recriadas por seus tradutores de línguas neolatinas.

  • Fabio Akcelrud Durão, UNICAMP

    Professor do Departamento de Teoria Literária da Unicamp. Doutorou-se na Duke University, onde estudou com Frank Lentricchia e Fredric Jameson. É autor de Modernism and Coherence (Peter Lang, 2008) e Teoria (literária) americana (Autores Associados, 2011). Editor Associado da revista Alea, publicou diversos artigos no Brasil e no exterior, em periódicos como Critique, Cultural Critique, Latin American Music Review, Loxias, The Brooklyn Rail e Tópicos del Seminario.

Downloads

Publicado

2014-07-30

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

DAS ASPAS INVISÍVEIS EM “THE DEAD’. [LILY, GABRIEL E O VENTRILOQUISMO DO NARRADOR JOYCEANO]. Cadernos de Letras da UFF, Brasil, v. 24, n. 48, 2014. DOI: 10.22409/cadletrasuff.2014n48a130. Disponível em: https://periodicos.uff.br/cadernosdeletras/article/view/43493. Acesso em: 5 dez. 2025.