A CONSTRUÇÃO SÓCIO-SEMIÓTICA DO SUJEITO EXPERTO EM TRADUÇÃO ATRAVÉS DA ENCENAÇÃO E REPRESENTAÇÃO EM RELATOS RETROSPECTIVOS

Autores

  • Giacomo Figueredo UFOP
  • Cristiano Gonçalves Araújo UFMG

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2014n48a131

Palavras-chave:

Estudos Descritivo da Tradução, Expertise em Tradução, Construção Sócio-Semiótica

Resumo

Este trabalho explora, dentro de uma abordagem sócio- -semiótica (HALLIDAY, 1978), contribuições para o conhecimento sobre a expertise em tradução (DIMITROVA, 2005) a partir da análise linguística dos textos que tratam da atividade do tradutor experto. Busca-se identificar como os significados produzidos pelo pesquisador e pelo sujeito se complementam na caracterização da expertise (MATTHIESSEN, 1998).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Giacomo Figueredo, UFOP

    Doutor em Estudos Linguísticos. Professor adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Tradução, Tipologia Contrastiva e Descrição Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Tipologia Contrastiva, Estudos Multilíngues, Estudos da Tradução, Teoria Sistêmico-Funcional.

  • Cristiano Gonçalves Araújo, UFMG

    Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência em Estudos da Tradução, Linguística Sistêmico-Funcional e em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Inglesa. Atualmente é doutorando em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais, atuando profissionalmente no Colégio Militar de Salvador, onde leciona inglês para alunos do Ensino Fundamental e Médio.

Downloads

Publicado

2014-07-30

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

A CONSTRUÇÃO SÓCIO-SEMIÓTICA DO SUJEITO EXPERTO EM TRADUÇÃO ATRAVÉS DA ENCENAÇÃO E REPRESENTAÇÃO EM RELATOS RETROSPECTIVOS. Cadernos de Letras da UFF, Brasil, v. 24, n. 48, 2014. DOI: 10.22409/cadletrasuff.2014n48a131. Disponível em: https://periodicos.uff.br/cadernosdeletras/article/view/43494. Acesso em: 5 dez. 2025.