COMPARAÇÃO DOS DISCURSOS DE LIVROS DIDÁTICOS DE FILOSOFIA FRANCESES E BRASILEIROS: UMA INTERFACE ENTRE LÍNGUA E CULTURA

Autores

  • Daniela Nienkötter Sardá Universidade Paris Descartes

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2014n48a138

Palavras-chave:

Análise do discurso, Linguística de discurso comparativa, Livros didáticos de filosofia

Resumo

Este artigo tem como tema a comparação dos discursos de livros didáticos de filosofia franceses e brasileiros, no âmbito da análise do discurso. Nosso objetivo é apresentar os resultados da análise de um corpus de livros didáticos de filosofia, enfatizando o modo como uma análise em linguística de discurso comparativa permite a interface entre língua e cultura.

--------------------------------------------------------------------------------

COMPARAISON DES DISCOURS DE MANUELS SCOLAIRES DE PHILOSOPHIE FRANÇAIS ET BRÉSILIENS: UNE INTERFACE ENTRE LANGUE ET CULTURE

Cet article a pour theme la comparaison des discours de manuels scolaires de philosophie français et brésiliens, dans le cadre de l’analyse du discours. Notre but c’est de présenter les résultats de l’analyse d’un corpus de manuels scolaires de philosophie en montrant comment une analyse en linguistique de discours comparative permet l’interface entre langue et culture.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Nienkötter Sardá, Universidade Paris Descartes

Licenciada e bacharel em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Santa Catarina. Realizou seu mestrado em Ciências da Linguagem na Universidade Sorbonne Nouvelle. Atualmente, cursa o doutorado em Ciências da Linguagem na Universidade Paris Descartes, com uma tese sobre a comparação dos discursos de livros didáticos de filosofia franceses e brasileiros, na área da análise do discurso. É bolsista de doutorado pleno no exterior da CAPES, Proc. no BEX 0911/12-7.

Downloads

Publicado

2014-07-30

Como Citar

SARDÁ, D. N. COMPARAÇÃO DOS DISCURSOS DE LIVROS DIDÁTICOS DE FILOSOFIA FRANCESES E BRASILEIROS: UMA INTERFACE ENTRE LÍNGUA E CULTURA. Cadernos de Letras da UFF, v. 24, n. 48, 30 jul. 2014.

Edição

Seção

Varia