PROPRIEDADES VALENCIAIS DE NOMES DEVERBAIS: UMA REANÁLISE DE DADOS DO PROJETO NURC COM BASE NA LINGUÍSTICA TEXTUAL E NO ESTUDO DOS ANAFÓRICOS

Autores

  • Camila De Bona UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2014n49a18

Palavras-chave:

nomes deverbais, valência, pronomes demonstrativos

Resumo

Neste trabalho, revisitamos os resultados da pesquisa realizada por BONA (2011) relativa à valência de nomes deverbais em instâncias discursivas faladas. Considerando o estudo de Apothéloz e Chanet (2003) acerca dos pronomes definidos e dos pronomes demonstrativos nas nomeações, traçamos novas possibilidades de classificação dos dados com base na linguística textual e no estudo das anáforas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila De Bona, UFRGS

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na área de Teoria e Análise Linguística. Pela mesma universidade, é Mestre (2012-2014), tendo sido bolsista do CNPq e atuado na Linha de Pesquisa: Gramática, Semântica e Léxico. Graduada também pela UFRGS no curso de Licenciatura em Letras (Português e Inglês), seu trabalho de conclusão de curso é intitulado: Propriedades valenciais de nomes deverbais: uma análise de dados do Projeto NURC. De 2009 a 2011, trabalhou como bolsista de Iniciação Científica (FAPERGS) com foco nos estudos lexicais. Também tem experiência de atuação na área de ensino de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Redação e Literatura.

Downloads

Publicado

2014-12-30

Como Citar

DE BONA, C. PROPRIEDADES VALENCIAIS DE NOMES DEVERBAIS: UMA REANÁLISE DE DADOS DO PROJETO NURC COM BASE NA LINGUÍSTICA TEXTUAL E NO ESTUDO DOS ANAFÓRICOS. Cadernos de Letras da UFF, v. 24, n. 49, 30 dez. 2014.