INTERDIÇÃO SOCIAL EM USOS DE 'SER' E 'ASSUMIR' COM OBJETO ZERO NO CONTEXTO DA HOMOSSEXUALIDADE

Autores

  • Rafahel Jean Parintins Lima UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2014n49a19

Palavras-chave:

transitividade, tópico, homossexualidade

Resumo

Este estudo analisa a interpretação de usos dos verbos ‘ser” e ‘assumir” enquanto candidatos a Construções de Objeto Interdito (COI) quando esses verbos são usados como transitivos em enunciados inseridos no tópico discursivo homossexualidade. Os resultados revelam a influência de aspectos interacionais para a avaliação da transitividade dos usos verbais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rafahel Jean Parintins Lima, UNICAMP

    Mestrando em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (IEL/UNICAMP), com apoio da CAPES. Licenciado em Letras pela Universidade Federal do Pará (UFPA). No mestrado, pesquisa as relações entre referenciação, evocação de frames, perspectivação e experiência social, a partir de uma abordagem sociocognitiva e interacional da linguagem.

Downloads

Publicado

2014-12-30

Como Citar

INTERDIÇÃO SOCIAL EM USOS DE ’SER’ E ’ASSUMIR’ COM OBJETO ZERO NO CONTEXTO DA HOMOSSEXUALIDADE. Cadernos de Letras da UFF, Brasil, v. 24, n. 49, 2014. DOI: 10.22409/cadletrasuff.2014n49a19. Disponível em: https://periodicos.uff.br/cadernosdeletras/article/view/43548. Acesso em: 5 dez. 2025.