FUNÇÕES INTERACIONAIS NA SALA DE AULA: DA SUBORDINAÇÃO ADVERBIAL À SUBORDINAÇÃO DISCURSIVA

Autores

  • Joceli Catarina Stassi-Sé UFMS
  • Erotilde Goreti Pezatti UNESP

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2014n49a21

Palavras-chave:

subordinação adverbial, subordinação discursiva, gramática discursivo-funcional

Resumo

Levando em conta o tratamento dado à subordinação adverbial no ensino e aprendizagem de língua portuguesa, este artigo apresenta contribuições advindas da Gramática Discursivo-Funcional acerca da (in)dependência entre orações, propondo o enquadramento da Subordinação Discursiva dentro da sistematização das relações adverbiais em contexto escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joceli Catarina Stassi-Sé, UFMS

Licenciada em Letras Português e Inglês pela Universidade Estadual Paulista - IBILCE/UNESP (2000), onde concluiu seu Mestrado (2003) e Doutorado (2012) em Estudos Linguísticos. Cursou doutorado sanduíche na Universiteit van Amsterdam (Amsterdam, Holanda), na área de Gramática Discursivo-Funcional. Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Câmpus de Três Lagoas, no cargo de Linguística/Linguística Aplicada/Inglês. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística e em Linguística Aplicada, atuando nos seguintes temas: gramática discursivo-funcional, perspectiva textual-interativa, subordinação adverbial, subordinação discursiva, conjunções, aquisição de segunda língua, ensino e aprendizagem de língua estrangeira e língua materna.

Erotilde Goreti Pezatti, UNESP

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e concluiu Pós-Doutorado em Gramática Discursivo-Funcional pela Universidade de Amsterdã - Holanda (2005) e pelo Instituto de Linguística Teórica e Computacional em Lisboa - Portugal (2012). Exerce a função de professora Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Campus de São José do Rio Preto, atuando na Graduação e na Pós-Graduação, na linha de pesquisa Descrição Funcional de Língua Oral e Escrita. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, desde 1994 e líder do Grupo de Pesquisa em Gramática Funcional (GPGF), cadastrado no CNPq desde 2002. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente no desenvolvimento de temas como: ordenação de constituintes na sentença, articulação de orações, estrutura argumental e tipologia linguística.

Downloads

Publicado

2014-12-30

Como Citar

STASSI-SÉ, J. C.; PEZATTI, E. G. FUNÇÕES INTERACIONAIS NA SALA DE AULA: DA SUBORDINAÇÃO ADVERBIAL À SUBORDINAÇÃO DISCURSIVA. Cadernos de Letras da UFF, v. 24, n. 49, 30 dez. 2014.