ENTREVISTA COM LÚCIA FURTADO DE MENDONÇA CYRANKA

Autores

  • Edila Vianna da Silva UFF
  • Luciana Maria Almeida de Freitas UFF

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2015n51a213

Palavras-chave:

Entrevista

Resumo

Contribuição das investigações da Sociolinguística Educacional para o ensino da Língua Portuguesa

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edila Vianna da Silva, UFF

Professora Associada de Língua Portuguesa da UFF, onde atua nos cursos de Pós-Graduação, stricto e lato sensu. É docente do Doutorado Interinstitucional (DINTER – MEC/ IF Sudeste- Minas Gerais). Doutorou-se em Letras pela UFRJ, de onde se aposentou como Professora Adjunta, em 1996. É membro da Academia Brasileira de Filologia, da Associação Brasileira de Linguística e atua no GT de Sociolinguística da ANPOLL. Integra o Conselho Editorial dos Cadernos de Letras da UFF. Participou de equipes de professores em sistemas de avaliação em larga escala: ENEM, ENADE, SARESP. É coautora de Dúvidas em Português nunca mais (Lexikon, 3. ed., 2011) e possui várias publicações sobre descrição do Português. Sua atividade de pesquisa inscreve-se nas áreas da Sociolinguística e da Dialectologia, com ênfase nos aspectos da variação linguística ligados ao ensino de língua materna.

Luciana Maria Almeida de Freitas, UFF

Docente da Faculdade de Educação da UFF e ocupa, atualmente, a chefia da Divisão de Prática Discente (Prograd) da UFF. Atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem e na Graduação em Letras, na qual leciona disciplinas de Prática de Ensino de Língua Portuguesa e de Língua Espanhola. É doutora em Letras Neolatinas (Língua Espanhola) pela UFRJ e mestra em Linguística pela UERJ, bem como graduada em Letras (Português-Espanhol) e em História. Lidera o Grupo de Pesquisa Discurso e Educação Linguística (UFF) e participa como pesquisadora dos grupos Práticas de linguagem, trabalho e formação docente (UFF), Práticas de Linguagem e discursividade (PraLinS-UERJ) e Atelier (PUC-SP). Integra o GT da Anpoll Linguagem, Enunciação e Trabalho. Foi duas vezes Coordenadora Institucional do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2012 e PNLD 2014) e uma vez Coordenadora de Área (PNLD 2015) de Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol). Suas investigações e publicações envolvem questões relativas à educação linguística e à formação docente sob a perspectiva teórica dos estudos discursivos de vertente bakhtiniana e enunciativa e dos estudos sobre o trabalho.

Downloads

Publicado

2016-01-13

Como Citar

SILVA, E. V. DA; FREITAS, L. M. A. DE. ENTREVISTA COM LÚCIA FURTADO DE MENDONÇA CYRANKA. Cadernos de Letras da UFF, v. 25, n. 51, 13 jan. 2016.