LA ENSEÑANZA DE TÚ, VOS Y USTED A TRAVÉS DE CANCIONES: UNA PROPUESTA SOCIOLINGÜÍSTICA

Autores

  • Valdecy de Oliveira Pontes Universidade Federal do Ceará
  • Livya Lea de Oliveira Pereira Universidade Federal do Ceará
  • Leandra Cristina de Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2015n51a218

Palavras-chave:

variação e mudança linguísticas, pronomes de tratamento, ensino

Resumo

Apresentamos neste trabalho uma proposta didática para o ensino dos pronomes castelhanos /vos/usted, com base em canções de diferentes regiões hispano- -falantes. Nosso debate, que se volta para o âmbito pedagógico, fundamenta-se em pressupostos teóricos da Sociolinguística laboviana, bem como em documentos oficiais voltados para o ensino.

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Artigo em espanhol.

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Biografia do Autor

  • Valdecy de Oliveira Pontes, Universidade Federal do Ceará

    Pós-Doutor em Estudos da Tradução - UFSC e Doutor em Linguística – UFC; professor do Departamento de Letras Estrangeiras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução da Universidade Federal do Ceará - UFC; Líder dos Grupos SOCIOLIN-LE/UFC/ CNPq e TRAFE/UFC/CNPq.

  • Livya Lea de Oliveira Pereira, Universidade Federal do Ceará
    Mestranda do Programa de Pós-graduação em Estudos da Tradução (POET) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduada em Letras Espanhol e suas Literaturas, pela Universidade Federal do Ceará (2014), com monografia intitulada: La enseñanza de la variación linguística en las formas de tratamiento en español a través de músicas: propuestas de actividades. Atualmente é bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).
  • Leandra Cristina de Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina
    Professora do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (DLLE) e do Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGLg) da Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenadora do “Corpus do espanhol escrito com marcas de oralidade” (CEEMO), com projetos de pesquisa nas áreas de Cognição e uso e Linguística Aplicada, com especial interesse sobre o português e o espanhol como línguas estrangeiras.

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Publicado

2016-01-13

Como Citar

LA ENSEÑANZA DE TÚ, VOS Y USTED A TRAVÉS DE CANCIONES: UNA PROPUESTA SOCIOLINGÜÍSTICA. Cadernos de Letras da UFF, Brasil, v. 25, n. 51, 2016. DOI: 10.22409/cadletrasuff.2015n51a218. Disponível em: https://periodicos.uff.br/cadernosdeletras/article/view/43575. Acesso em: 5 dez. 2025.