COMPETÊNCIAS SOCIOLINGUÍSTICAS NA PROVA DO ENEM

Autores

  • Sammela Rejane de Jesus Andrade Universidade Federal de Sergipe
  • Raquel Meister Ko. Freitag Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2015n51a221

Palavras-chave:

variação linguística, Enem, sociolinguística

Resumo

Diante da repercussão na mídia sobre o privilégio do tratamento de questões de variação linguística na prova do Enem 2012, investigamos qual o peso deste conteúdo na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Enem no período de 2000 a 2012, considerando a abordagem dos contínuos de Bortoni-Ricardo (2004) e as diretrizes dos documentos norteadores.

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Biografia do Autor

Sammela Rejane de Jesus Andrade, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Estudos Linguísticos. Graduada em Letras pela Universidade Federal de Sergipe - UFS. Participou do PIBIC, PIBID, atuou como Supervisora do Observatório de Educação no projeto Ler+Sergipe: leitura para o letramento e cidadania e integrou o projeto de pesquisa “O impacto da prova de redação do ENEM no currículo da rede pública estadual de Sergipe” – NAPS/FAPITEC, vinculado ao Grupo de Estudos em Linguagem, Interação e Sociedade – GELINS

Raquel Meister Ko. Freitag, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Linguística. Professora do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal de Sergipe. Atua nos programas de Pós-Graduação em Letras e em Educação. Coordenadora da unidade do Profletras no campus de São Cristóvão/UFS. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

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Publicado

2016-01-13

Como Citar

ANDRADE, S. R. DE J.; FREITAG, R. M. K. COMPETÊNCIAS SOCIOLINGUÍSTICAS NA PROVA DO ENEM. Cadernos de Letras da UFF, v. 25, n. 51, 13 jan. 2016.